• Carregando...
Tabata Amaral
Apesar de integrar a base do governo, Tabata Amaral (PSB) engrossa coro de críticas a Lula após a fala desastrosa durante a Cúpula da União Africana.| Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) lamentou a fala do presidente Lula (PT), que comparou a luta contra o Hamas às mortes de judeus no Holocausto. Pelas redes sociais, Tabata disse que “comparar a guerra atual ao Holocausto, no qual 6 milhões de judeus foram sistematicamente assassinados pelo regime nazista, é errado e irresponsável”.

Pré-candidata à prefeitura de São Paulo, Tabata é aliada do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).

Apesar de integrar a base do governo, Tabata Amaral (PSB) engrossa coro de críticas a Lula após a fala desastrosa, neste domingo (18), durante a Cúpula da União Africana, na Etiópia.

Na ocasião, Lula fazia críticas aos países ricos que suspenderam o financiamento à Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês). A UNRWA é acusada pelo governo de Israel de colaborar com o Hamas.

Parlamentares da oposição estão, neste momento, colhendo assinaturas para um pedido de impeachment contra o petista. Lula também é alvo de uma série de críticas de entidades israelenses que atuam no Brasil.

Em reação ao petista, o governo de Israel declarou Lula “persona non grata” e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, disse que comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler "é ultrapassar uma linha vermelha".

Vale lembrar que o Hamas comemorou a eleição de Lula em 2022 e também emitiu um comunicado, no domingo (18), elogiando o petista pela declaração contra Israel.

Na direção contrária às críticas, o Planalto e o PT seguem defendendo a declaração de Lula e acusando o governo de Israel de “fake news”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]