i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Política ambiental

Amazônia é peça-chave para entender como a eleição nos EUA afeta o Brasil

  • Brasília
  • 01/11/2020 21:36
Queimadas na Amazônia
Queimada na Amazônia: relação do Brasil com os EUA pode mudar por causa da floresta, caso Biden seja eleito.| Foto: João Laet/AFP

A Amazônia é peça-chave para entender como a eleição presidencial nos Estados Unidos pode afetar o Brasil. Embora haja uma série de outros elementos na relação entre os governos brasileiro e americano, a floresta amazônica tem potencial para abrir ou fechar portas para acordos e parcerias estratégicas entre as duas nações. Especialmente considerando que existe uma posição divergente entre Donald Trump e Joe Biden sobre a Amazônia.

Desde o início de seu mandato, o presidente Trump nunca deu sinais de qualquer tentativa de ingerência externa sobre a Amazônia. Com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, há dois anos, o entendimento sobre não interferência dos norte-americanos sobre a região amazônica não apenas se manteve, como evoluiu, a ponto de Trump demonstrar apoio público às políticas do governo brasileiro para a floresta, em 2019.

O  posicionamento de Trump sobre a Amazônia se tornou, portanto, um elemento imprescindível para pavimentar a atual aliança estratégica entre os dois países. “A Amazônia não foi o único ponto a trazer esse alinhamento, porque há similaridades entre os dois países nas agendas conservadora, de defesa e segurança, e, agora, mais recentemente, de tecnologia. Mas teve sua importância, sim”, reconhece um auxiliar do Palácio do Planalto.

Os militares que, historicamente, veem com receio a suposta cobiça internacional sobre a Amazônia, se dizem satisfeitos com a posição dos Estados Unidos para a região. Para eles, o perfil não intervencionista de Trump é o ideal.

Planalto teme que Biden mude posição sobre Amazônia

A mesma segurança que os militares sentem em relação a Trump não se reflete, entretanto, com o candidato democrata Joe Biden. Especialmente por causa de recentes declarações dele. Biden falou de “consequências econômicas significativas” caso o Brasil permaneça, do ponto de vista dele, leniente às queimadas e ao desmatamento ilegal.

Há um receio no Planalto de que, se o democrata for eleito, os Estados Unidos vão abandonar sua relação de neutralidade em relação à Amazônia. “A região amazônica é um ponto focal do Biden. E, falando de cenários possíveis desenhados sobre o que ele fala, há de fato um temor de que ele adote uma política intervencionista sobre nossa soberania. Não sabemos a capacidade que ele teria de bancar isso já estando no cargo [de presidente dos Estados Unidos]. Mas, certamente, é algo que preocupa”, diz um militar do governo.

As Forças Armadas brasileiras veem as declarações de Biden como uma ameaça que pode se estender a conquistas importantes para a defesa nacional. “Quando ele fala de ‘consequências econômicas’, entendemos que isso pode afetar a Defesa, ao desandar projetos conjuntos, como a Base de Alcântara [de lançamento de foguetes e satélites] e a designação do Brasil como aliado [militar] prioritário extra-Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]”, diz um militar governista.

Também há o receio no governo de que a Amazônia possa servir de pretexto para travar acordos entre os dois países nas mais variadas áreas – especialmente na área comercial. E. inclusive, que a questão ambiental seja usada para promover retaliações comerciais ao Brasil.

Em caso de vitória de Biden, governistas dizem que o Planalto vai deixar claro ao governo democrata sua retórica de soberania sobre a Amazônia, além de apresentar suas propostas de política ambiental e medidas feitas para conter incêndios e o desmatamento ilegal.

Diplomaticamente, a ideia não é pautar o relacionamento tendo a região amazônica como espinha dorsal. Mas deixar claro, antecipadamente, que essa é uma agenda que a gestão Bolsonaro não abre mão.

Especialista diz que, mesmo com vitória de Trump, Brasil pode ter dificuldades

A especialista em sustentabilidade Verônica Prates, gerente da BMJ Consultores Associados, afirma que a estratégia do governo em caso de vitória de Biden é coerente. Ela não descarta que um possível governo Biden condicione a manutenção de relações e novas negociações, como apoio à entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento econômico (OCDE, o "clube" de nações ricas), a mudanças na política ambiental brasileira, sobretudo na Amazônia. “A Amazônia pode não ser o único fator, mas, muito provavelmente, vai ser um deles”, diz Verônica.

A tendência, em caso de vitória dos democratas, é que os Estados Unidos tenham uma postura mais crítica ao Brasil no que se refere à região amazônica, reconhece Verônica. “Vai ser revista a postura do próprio governo brasileiro com relação aos Estados Unidos. Então, podemos ter uma relação mais combativa e um pouco mais de oposição por parte do governo.”

A especialista afirma que essa ruptura na aliança estratégica pode causar impactos. “Podemos ter repercussões em formas de sanções econômicas, que podem vir desde corte de apoio financeiro, restrições ao comércio, restrições a entraves de produtos brasileiros, enfim. Agora, eu não visualizo essa relação deteriorando mais do que isso, para algo mais radical”, afirma Verônica.

Uma vitória de Trump, porém, ajudaria a consolidar a relação já construída. “Muito provavelmente haverá a manutenção da postura que eles têm mantido desde o ano passado. Enquanto sofremos duras críticas com relação à Amazônia vindo da Europa, os Estados Unidos se mantêm neutros”, diz.

A especialista alerta, contudo, para a pressão das empresas norte-americanas. “Não quer dizer que o setor privado americano e a comunidade americana não vão se manifestar. Inclusive, na Europa, por exemplo, muito dessa pressão [contra o Brasil] por mudanças [na agenda ambiental] veio do setor privado.”

19 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 19 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    Joaquim

    ± 19 minutos

    O louco Joe Biden quer transformar o nosso país no novo Vietnã. Quer invadir o nosso país. E vai começar pela Amazônia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Alisson Chagas

      ± 5 horas

      Alguém ficou inspirado ! Como? Malucos isso sim...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Flavius Torres

        ± 5 horas

        ARROZ A 200 REAIS! TCHAU TCHAU OMC ! AMAZONENSES ACABOU ZONA FRANCA, PENA CAPITAL PARA QUEM PISAR NA GRAMA VERDE! AGRONEGÓCIO JÁ ERA!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Luciana

          ± 7 horas

          Deplorável Gazeta.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • H

            Heinz Egon Landgraf

            ± 8 horas

            A eventual eleição de Joe Biden nos EUA seria, sim, muito preocupante para o Brasil, já que ele faz coro com a França e outros países com agricultura subvencionada - a cantilena "Farms here, forests there". A verdade é que os países ricos só querem livre concorrência nos mercados tecnológicos, onde são muito fortes; mas no mercado agrícola, não querem competir com o Brasil, e usam a agenda ambiental como arma político-diplomática.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • P

              Paulo Dantas

              ± 5 horas

              Não seria apenas preocupante, meu caro! Tendo em vista o que Biden declarou expressamente naquele debate, a eleição dele será indubitavelmente desastrosa pra nós! No mais, concordo totalmente contigo! É caso de "farms here, forest there". Só os muito obtusos ou cegos ideológicos não enxergam isso...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • A

            Admar Luiz

            ± 9 horas

            Blablablá de ambientalistas de sofá, de gente que acha que feijão da em gondolas de supermercado, de cambada que não saiu do asfalto e não conhece um palmo da amazônia legal. Portanto não sabem da realidade dos povos que moram nessa área. O que salva a amazônia é o desenvolvimento sustentável. Preservação com exploração inteligente que de oportunidades de renda para milhões que lá vivem. Do contrário continuará aquela região dominada pela exploração ilegal. Sem falar do conluio de ONGs e políticos oportunistas que se juntam para difamar o Brasil.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcelo M

              ± 9 horas

              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                Jeremias Mariano

                ± 9 horas

                Concordo com as opiniões sobre nossa importância está em sempre quanto nós os atrapalhamos. Nossos biomas nunca interessaram de fato. Apenas pretexto para nos forçar a recuar. O pior é que os jornalistas daqui nunca pegaram a atenção nas bobagens que esses países fazem para prejudicar o meio ambiente. Já analisaram o porquê do Ártico ter cada vez menos gelo a cada ano? A China que nunca se preocupou com emissão de carbono. Os países limítrofes da Amazônia que arrasaram com as florestas deles, sem contar com a miséria social. Nós recebendo milhares de imigrantes para nosso país.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  Felipe

                  ± 9 horas

                  Lógico que as críticas da Europa veio do setor privado, são concorrentes do Brasil, o interesse deles é que a Amazônia fique intacta e eles não percam mercado para nós.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eden Lopes Feldman

                    ± 9 horas

                    Interessante esta reportagem. Sequer citou os esforços do governo brasileiro no combate as queimadas desmatamento ilegal, e que muito do jogo europeu contra o Brasil na área ambiental vem da forte concorrência brasileira aos agricultores europeus. Que reagem acusando o Brasil de práticas comerciais indevidas. Mas o consumidor europeu sabe que sem os produtos brasileiros seu apetite deverá se contentar com muito menos variedade e qualidade. E se Biden ganhar as eleições, abrirá as portas para a China? E o Brasil deverá aproveitar a oportunidade para desenvolver seu parque tecnológico eliminando o progressismo retrógrado dentro das universidades públicas.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Daniel M

                      ± 10 horas

                      Engraçado na terra das bananas, os tupiniquins acham que qualquer um dos candidatos está preocupado com esse buraco sul americano. Acordem o Brasil tem a importância de um Donuts para os Estados Unidos.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • W

                        Walter

                        ± 11 horas

                        Os interesses serão sempre comerciais. EUA, França ou qualquer outro país usarão a Amazônia, o Pantanal, o Cerrado, a Mata Atlântica, ou qualquer outra coisa para aqueles fins. Nenhuma novidade. Aqui no Brasil, serve para a militância oposicionista tentar voltar a mamar nas tetas do governo. Tudo igual...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          carlos adilson

                          ± 11 horas

                          Um bando de ignorantes, não plantam uma árvore no próprio quintal, não param de poluir o ar, nem tampouco se interessam por isso, não reciclam seu lixo, mas se acham no direito de falar em desmatamento de destruição da Amazônia. Temos ainda critérios a se analisar: uma seca causada pelo la ninã e uma briga política potencializada por uma imprensa hipócrita, que não se importa com ninguém e só falta colocar dinossauros morrendo queimados. Ainda um bando de desocupados que tem tara por fazer merd... e meter fogo no mato só pra ver queimar (isso é pura verdade, coisa de gente desocupada, que sabe que o Brasil tem leis que são uma piada)

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • S

                            Sidnei

                            ± 13 horas

                            Esse assunto sobre Amazônia é o que chamam de "boi de piranha". Os verdadeiros interesses são outros. Quem conhece a Amazônia, sabe disso. Pergunte aos moradores daquela região.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Markenson Marques

                              ± 14 horas

                              A AMAZÔNIA É NOSSA e nenhum país pode querer intervir aqui. Já que desmataram suas florestas deveriam nos pagar para respirarem o ar que nossas florestas produzem.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Stanislau Surek

                                ± 14 horas

                                É uma pena não cuidarmos do que é nosso.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Antônio Carlos

                                  ± 20 horas

                                  É, o Biden nem deve dormir por causa da Amazônia?!?!?!? Certamente enviará tropas americanas para invadir e tornar área internacional ou talvez um Alaska ao contrário!!!!!!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    CSG

                                    ± 21 horas

                                    Sim , quem vai derrubar o Messias é o Bolsonaro.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    Fim dos comentários.