Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negociações pela paz

Apesar de apelo de Lula, Putin não deve se reunir com Zelensky

Apesar de apelo de Lula, Putin não deve se reunir com Zelensky
Lula “estimulou” Putin a participar das negociações pela paz com Zelensky, mas ditador russo não deve comparecer à reunião na Turquia. (Foto: EFE/EPA/Alexey Nikolskiy/Agency Ria Novosti)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu, na tarde desta quarta-feira (14), ao ditador russo Vladimir Putin que participasse das negociações de paz com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, em Istambul, na Turquia.

O Palácio do Planalto informou que o petista “felicitou o seu homólogo russo pela proposta de abertura de negociação com a Ucrânia pela paz”. No entanto, o nome de Putin não consta na lista divulgada pelo Kremlin com os integrantes da delegação que viajará à Turquia nesta quinta-feira (15).

Durante o telefonema, Lula “estimulou” Putin a comparecer à reunião, “reconhecendo que a composição das delegações de negociadores é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado”.

VEJA TAMBÉM:

Após a conversa, o Kremlin afirmou que "Putin expressou sua gratidão aos líderes de Brasil e China por seus sinceros desejos de contribuir de maneira construtiva para a busca de maneiras de resolver o conflito".

Lula relatou que pretendia fazer o apelo ao ditador russo ao deixar Pequim. "Quando eu parar em Moscou, vou tentar falar com Putin. Não me custa nada falar: ‘Companheiro Putin, vá até Istambul negociar’", declarou o mandatário brasileiro em entrevista coletiva ao final da visita à China nesta terça-feira (13).

“Estou muito feliz com o encaminhamento [das discussões]. Vamos ver se o presidente Putin vai à Turquia, se eles se colocam de acordo”, afirmou o chefe do Executivo aos jornalistas. (Com Agência EFE)

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.