• Carregando...
Renan Calheiros
O senador Renan Calheiros (MDB- AL)| Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O senador e presidente da CPI da Braskem, Omar Aziz (PSD-AM), e o líder do PSD e também membro da Comissão, Otto Alencar (BA), disseram que tentarão convencer o senador Renan Calheiros (MDB-AL) a retornar à CPI. Renan abandonou a Comissão depois de não ter conseguido o posto de relator.

Nesta terça-feira (27), o senador Omar Aziz disse que se Renan não quiser voltar, ele irá “trazê-lo no laço”.

Ao deixar a Comissão na semana passada, Renan disse que “mãos ocultas, mas visíveis” o vetaram na relatoria.

O posto de relator está com o senador Rogério Carvalho (PT-SE). Renan recolheu assinaturas para a CPI a contragosto do governo Lula (PT).

Assim que o nome de Carvalho foi anunciado como relator, Renan disse que os parlamentares ensaiam “domesticar a CPI” e que não participaria de “simulacros investigatórios”.

A CPI

A Comissão foi instalada no Senado no dia 13 de dezembro de 2023 e tem como objetivo  investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da empresa Braskem em relação ao colapso de minas de sal-gema em Maceió, capital de Alagoas.

Após as deliberações, ficou acordado que a CPI seria presidida pelo senador Omar Aziz e teria como vice-presidente o senador Jorge Kajuru (PSB-GO). De acordo com as regras, coube ao presidente da Comissão a indicação do relator.

No início da sessão, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) cobrou do senador Omar Aziz o compromisso de não indicar para a relatoria qualquer parlamentar do estado de Alagoas. Essa medida, segundo Cunha, teria como objetivo garantir a isenção e transparência da CPI.

Na ocasião, Renan disse que não entraria na disputa pelo posto de relator, mas condenou a pressão para exclusão do seu nome.

Calheiros já foi presidente da antiga estatal Salgema, antes de a empresa ser privatizada e virar Braskem, na década de 1990.

O senador também é pai do ex-governador de Alagoas, Renan Filho (MDB-AL) que, segundo Rodrigo Cunha, “passou oito anos concedendo licenças” para a exploração da Braskem.

“Ele tem ligações íntimas com a Braskem. Então, se não tivermos esse compromisso, essa CPI que tem tudo para dar uma grande contribuição para as pessoas que moram em Maceió, vai começar da pior maneira possível”, destacou Cunha.

Nesta terça-feira (27), os senadores aprovaram o plano de trabalho apresentado pelo relator da Comissão e devem visitar Maceió.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]