Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Popularidade em baixa

Após queda na aprovação, Lula diz que nunca levou “a sério” pesquisas

Lula diz que nunca levou “a sério” pesquisas
Declaração de Lula ocorre após pesquisa Datafolha registrar o pior índice de aprovação do presidente em três mandatos. (Foto: EFE/Andre Borges)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (19) que nunca levou "a sério" pesquisas de popularidade. A declaração ocorre após uma pesquisa Datafolha registrar o pior índice de aprovação do mandatário em três mandatos.

“Se alguma empresa de pesquisa for fazer alguma pergunta para você, você fala bem do governo, que aumenta a popularidade. Se você não fala bem, não vai aumentar a popularidade. Brincadeiras à parte, eu quero dizer que quem me conhece, sabe que eu nunca levei definitivamente a sério qualquer pesquisa feita em qualquer momento", disse.

"Uma pesquisa serve para você estudar, para você saber se tem que mudar de comportamento, se tem que dar atenção, é isso que eu faço”, acrescentou petista. Na última sexta (14), a pesquisa Datafolha mostrou que o índice de aprovação de Lula despencou de 35% para 24% nos últimos dois meses.

VEJA TAMBÉM:

O patamar é o pior registrado pelo instituto nos três mandatos do petista na presidência. Além disso, a aprovação de Lula caiu 20 pontos percentuais entre as pessoas que declararam ter votado nele nas eleições de 2022, de 66% em dezembro para 46%.

Aliados consideram que a queda da popularidade do presidente está ligada ao aumento do preço do dólar e à polêmica sobre a fiscalização do Pix. O resultado do Datafolha acendeu um alerta no governo sobre o futuro do PT para as eleições de 2026.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.