• Carregando...
Paulo Guedes
Política de preços da Petrobras é independente, afirma Paulo Guedes.| Foto: Agência Brasil

Os ministros Paulo Guedes (Economia) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) afirmaram que a política de preços da Petrobras é independente, e a companhia está livre para estabelecer o preço do petróleo. Segundo eles, não deve haver intervenção política nas decisões da companhia. Porém, defenderam mais transparência no cálculo do reajuste do preço dos combustíveis.

As declarações foram dadas após reunião dos ministros e técnicos da estatal com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para discutir a política de reajuste de preços da companhia.

Leia também: Não é só o diesel! 6 atos pouco liberais do governo Bolsonaro na economia

"Quem vai decidir o momento e o valor [do reajuste] vai ser a Petrobras", respondeu Bento Albuquerque. "Ela tem total liberdade [para isso]", completou. "É ela [a Petrobras] quem tem que decidir. Ela é independente para estabelecer o preço do petróleo", reafirmou Guedes.

Pedido de Bolsonaro para segurar preço do diesel

Bento Albuquerque disse houve um "erro de comunicação" no episódio em que o presidente Bolsonaro pediu para a Petrobras segurar o aumento de 5,74% no diesel. “Por contingências estava voando para Roraima e quando pousei é que comecei a receber as informações. Entendo que presidente, não estando informado e não tendo as pessoas para informá-lo exatamente do que estava ocorrendo, ele pediu esclarecimentos."

Guedes também estava fora do país, nos Estados Unidos, quando Bolsonaro tomou a decisão de ligar para Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras. "Bolsonaro pensou em uma dimensão política. E é natural a preocupação dele. Ele, num tom franco, falou para Castello Branco: 'no dia em que estou comemorando 100 dias, você está jogando diesel no meu chop?'", relatou Guedes.

Apesar de reconhecer a dimensão política da questão, Guedes ressaltou que existe uma dimensão econômica que tem que ser respeitada para não colocar em risco o futuro da companhia e o futuro leilão do excedente do pré-sal, marcado para 28 de outubro. "Não deve haver intervenção política na formação de preços", reafirmou Guedes.

Política de preços da Petrobras: cálculo e transparência

Os ministros relataram que os técnicos da Petrobras explicaram os cálculos da política de preços a Bolsonaro e que o presidente não "quer intervir na Petrobras". A reunião aconteceu nesta terça-feira (16) no Palácio do Planalto. Bolsonaro não participou da coletiva de imprensa.

Os ministros, porém, reconheceram que a Petrobras está estudando a sua política de preços e maneiras de dar mais transparência ao cálculo. "Segurar preço é complicado. Mas reajuste diário não é funcional para a economia", afirmou Guedes. O governo também está estudando os impostos que incidem na formação do preço dos combustíveis.

Eles também destacaram que grande parte das demandas dos caminhoneiros já foi solucionada com o pacote de medidas anunciado para a categoria nesta manhã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]