Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após operação da PF

Associação diz que servidores da Receita não podem ser “bodes expiatórios”

receita federal tributação impostos
Associação que representa servidores da Receita Federal manifestou preocupação com operação da PF. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco) divulgou uma nota manifestando "preocupação" com a operação da Polícia Federal que investiga suspeitos de acessar indevidamente dados fiscais de autoridades e vazar informações.

Nesta terça-feira (17), quatro servidores da Receita Federal foram alvo de mandados de busca e apreensão, em uma ação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de representação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em sua nota, a Unafisco observa que a ação ocorreu "em contexto ainda classificado como análise preliminar pela Receita Federal".

"A aplicação de sanções cautelares extremas exige fundamentação robusta e lastro probatório consistente", defende a entidade, ressaltando que não é a primeira vez que medidas de afastamento e restrições são adotadas "antes da conclusão técnica dos fatos".

Em 2019, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, afastou dois auditores fiscais acusados de vazar informações de parentes de ministros do Supremo. Após a conclusão da investigação, os dois servidores foram reintegrados.

VEJA TAMBÉM:

"Os Auditores-Fiscais da Receita Federal não podem, mais uma vez, ser transformados em bodes expiatórios em meio a crises institucionais ou disputas que não lhes dizem respeito. A instrumentalização de servidores públicos para deslocar o foco do debate público compromete a credibilidade das instituições e enfraquece o Estado de Direito", acrescenta a nota.

Por fim, a Unafisco defende que os servidores da Receita "não podem ser submetidos a exposição pública ou constrangimentos institucionais antes da conclusão das apurações".

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.