• Carregando...
Ataques RN
Pelo menos 18 cidades do RN sofreram ataques criminosos contra bens e prédios públicos, suspeita é de retaliação do tráfico de drogas.| Foto: reprodução/redes sociais

Uma operação contra o tráfico de drogas na semana passada pode ter sido o estopim para uma série de ataques a bases policiais e prédios públicos de cidades do Rio Grande do Norte na madrugada desta terça (14). Pelo menos 18 municípios incluindo a capital, Natal, tiveram ações criminosas com tiros, incêndios e invasões, segundo apurações da imprensa local.

Entre os municípios com registros de ações criminosas estão a cidade de São Miguel do Gostoso, conhecido destino turístico do estado, e Mossoró, onde está localizada a Penitenciária Federal que abriga membros de uma facção criminosa que atua dentro e fora de presídios. Nesta, a Polícia Civil apreendeu galões de combustível que possivelmente seriam usados em ataques.

Segundo imagens publicadas nas redes sociais e apurações da imprensa local, foram registrados ataques a veículos e a duas bases da Polícia Militar na capital, Natal, invasão a uma unidade de saúde em Bela Vista, tiros contra o prédio da prefeitura de Santo Antônio e ao Fórum de Justiça de Parnamirim, e dezenas de relatos de ateamento de fogo a carros de secretarias municipais e órgãos públicos em outras cidades.

As autoridades de segurança do estado afirmam que uma pessoa morreu em confronto com a polícia e nove foram presas, além da apreensão de armas, drogas, dinheiro, motocicletas e artefatos explosivos. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Francisco Canindé de Araújo Silva, a suspeita é de que os ataques da madrugada tenham relação com as operações realizadas contra o tráfico de drogas.

“Não temos detalhes da motivação, mas acreditamos que ações policiais anteriores, onde houve um enfrentamento em relação a infratores, inclusive alguns vieram a óbito. As operações policiais apreenderam uma grande quantidade de drogas e de armas, então isso inquietou a delinquência em querer enfrentar o sistema de segurança pública”, disse.

De acordo com o secretário, ainda na tarde de segunda (13) a inteligência das forças de segurança já tinha indícios de que seriam realizados ataques nas cidades, e que ações preventivas começaram a ser realizadas. “Fizemos essas ações para atenuar o que ocorreu e, até as 2 horas da manhã, pararam as ações”, disse.

Canindé afirmou, ainda, que todo o efetivo policial foi convocado para reforçar a segurança nas ruas dos 167 municípios do estado, e que o governo federal colocou a Força Nacional a disposição. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico José Azevedo, diz que outras prisões já ocorreram entre a noite de segunda (13) e a madrugada, e que mais pessoas ainda podem ser detidas.

No entanto, ele disse que ainda não se sabe se novos ataques serão realizados. “Ainda não temos essa informação”, disse.

Os locais exatos onde ocorreram os ataques não serão divulgados "para preservação do trabalho de inteligência e investigação", completou a secretaria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]