
Ouça este conteúdo
A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a piorar em dezembro de 2025, segundo a pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta terça-feira (9). Os dados do levantamento mostram que a maioria dos brasileiros (52%) desaprova a maneira como Lula governa, enquanto 42% aprovam.
A percepção negativa se consolida com 40% dos entrevistados classificando o governo como ruim ou péssimo, ante 30% que o consideram ótimo ou bom.
VEJA TAMBÉM:
A pesquisa aponta aumento da desaprovação, queda na confiança e uma percepção negativa da economia, indicando um cenário de desgaste para o governo federal.
Confiança e economia pressionam
- Confiança Pessoal: a confiança no presidente segue em queda, com 56% afirmando não confiar em Lula, contra 40% que dizem confiar.
- Percepção Econômica: A situação econômica é um dos principais pontos de insatisfação. Para 38% dos entrevistados, o país está pior do que há seis meses, enquanto apenas 30% veem melhora.
- Expectativa Futura: Ao projetar o futuro, 34% acreditam que a economia estará pior em seis meses, e 35% esperam melhora.
Expectativas Frustradas
A pesquisa também revela frustração com as expectativas: 43% consideram o governo pior do que esperavam, 31% o acham igual ao esperado e 24% melhor.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre 4 e 8 de dezembro com 2.000 entrevistados em 131 municípios. Possui margem de erro máxima de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.






