
Ouça este conteúdo
O primeiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos já sob o governo de Donald Trump pousou em Manaus (AM), na noite desta sexta (24) com 88 pessoas, mas sem relação com a nova política de imigração decidida por ele ao tomar posse na última segunda (20).
A previsão era que o avião pousasse no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), no entanto, por questões de problemas técnicos o avião pousou no aeroporto de Manaus.
A informação foi divulgada pela BH aiport, concessionária que administra o aeroporto de Confins, segundo o Metrópoles. Inicialmente, a empresa afirmou que foi necessário fazer manutenção na aeronave em Manaus, mas depois relatou o cancelamento do voo para a Grande Belo Horizonte.
Ainda não há previsão de quando a aeronave poderá decolar novamente nem a causa do problema técnico.
O Itamaraty informou à Gazeta do Povo que o voo faz parte de um entendimento entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos firmado em 2017, ainda sob a gestão do então presidente Michel Temer (MDB), que estabeleceu que brasileiros autuados pelas autoridades americanas só podem ser deportados após o esgotamento de todos os recursos possíveis para continuarem lá.
Ainda segundo o Itamaraty outros voos ocorrerão ainda sob esse entendimento de 2017 “até segunda ordem” da nova política de imigração de Trump.
Reembarque
Após passarem a noite em Manaus, no fim da manhã deste sábado (25), a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma outra aeronave fará novo deslocamento dos deportados até o destino final, no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).
O avião sai de Brasília no início da tarde e deve chegar ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes às 14h30. “O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes”, afirma a FAB.
A FAB destaca que disponibilizará, ainda, profissionais de saúde para acompanhamento dos deportados.
Conteúdo editado por: Giorgio Dal Molin









