• Carregando...
O presidente da FPE no Congresso, deputado Eli Borges (PL-TO).
O presidente da FPE no Congresso, deputado Eli Borges (PL-TO).| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.

A Frente Parlamentar Evangélica repudiou nesta segunda-feira (19) a fala do presidente Luiz Inácio Silva (PT) contra Israel. A bancada disse que a declaração do petista provoca um “conflito ideológico desnecessário”. Neste domingo (18), o mandatário equiparou a ofensiva israelense à Faixa de Gaza com o Holocausto.

“O que está acontecendo na Faixa Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou Lula. Em nota, a FPE destacou que “comparar os ataques de Israel ao Hamas com o nazismo que vitimou 6 milhões de judeus ‘indefesos’ é provocar um conflito ideológico desnecessário”.
Após a repercussão, o presidente foi declarado “persona non grata” pelo governo de Israel.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chamou de volta o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, que retornará ao país nesta terça-feira (20). Além disso, parlamentares da oposição apresentaram um pedido de impeachment contra Lula.

A frente parlamentar destacou que “respeita a presidência da República, mas entende que verbalizações desequilibradas, além de não representarem o pensamento da maioria dos brasileiros, comprometem a política internacional de forma desnecessária”

“Com a ressalva do respeito às pessoas que inocentemente morrem, Israel, ao contrário de Hitler, está exercendo o seu direito de sobreviver diante de um grupo com o objetivo de eliminar os judeus”, diz a nota de repúdio da bancada evangélica.

“Outrossim, não é justo exigir que uma nação se mantenha passiva diante de um ataque covarde que estupra e mata, jovens, idosos e crianças das formas mais horríveis, e continua com a política de se esconder atrás de reféns (civis inocentes)”, afirmam os parlamentares da bancada.

O comunicado foi assinado pelos presidentes da FPE no Senado, Carlos Viana (Podemos-MG), e no Congresso, deputado Eli Borges (PL-TO). O pastor Silas Malafaia também articula uma manifestação com lideranças evangélicas para repudiar a fala de Lula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]