• Carregando...
Bancada federal do RS se reúne com autoridades gaúchas na Assembleia Legislativa, nesta sexta (3).
Bancada federal do RS se reúne com autoridades gaúchas na Assembleia Legislativa, nesta sexta (3).| Foto: Reprodução/ Marcel van Hattem

A bancada federal do Rio Grande do Sul se reuniu nesta sexta-feira (3) com autoridades locais e membros da Defesa Civil do estado para mapear demandas e estratégias a serem adotadas para amenizar a destruição gerada pelas enchentes em 235 municípios gaúchos.

"[Nos reunimos] para buscar soluções e contribuir para salvar vidas enquanto passamos por esta situação tão difícil. Precisamos de união e força de todos para que os danos sejam contornados!", escreveu o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS).

Um dos pedidos apresentados pelos parlamentares foi a liberação imediata das emendas parlamentares para socorrer os milhares de desabrigados. De acordo com os deputados, o envio das emendas deve ocorrer em breve, mas o tempo entre o empenho e o pagamento é muito demorado.

“Pedimos a liberação imediata dos R$ 450 milhões da bancada gaúcha na área da saúde e também um recurso, que não é muito, da assistência social e do Ministério da Agricultura. A reunião foi de sugestão, mas também de encaminhamento imediato. Falamos com o presidente Arthur Lira, da Câmara, e queremos apresentar projetos já na segunda-feira”, declarou o deputado federal Marcon (PT-RS), coordenador da bancada.

Nesta sexta (3), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a instalação da comissão especial que vai analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC 44/23) que reserva 5% das emendas individuais ao Orçamento para o enfrentamento de catástrofes e emergências naturais.

O senador General Hamilton Mourão (Republicanos-RS) reforçou a "importância do trabalho de apoio do Exército, que já está em franco andamento, bem como de explorar as capacidades dos sistemas operacionais nas atividades de apoio e reconstruçã".

Na reunião, ele também apontou a "necessidade de abdicarmos de fisiologismos partidários e trabalharmos juntos e com sinergia. Além, de buscar mais recursos e "cobrar do Governo Federal a atenção devida com o RS".

A bancada também pediu o reforço no envio de helicópteros para resgate e reforço no auxílio para famílias, como suspensão de contas como água, luz, liberação de FGTS e outros.

O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) relatou nas redes sociais o que ele chama da "maior tragédia já enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul". "As imagens que nos chegam são angustiantes e revelam o tamanho do sofrimento que nosso povo enfrenta neste momento de crise. Em situações como essa, a solidariedade é essencial e a ajuda precisa ser imediata", disse.

No último balanço, divulgado pelo governo do RS, o número de mortes em razão dos fortes temporais e das enchentes subiu para 37. Ao todo, 235 municípios foram afetados pelos temporais e existem mais de 17 mil desalojados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]