Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

Banco Master: qual o interesse de Toffoli na investigação?

Toffoli
Ministro Dias Toffoli, relator do inquérito do Banco Master no STF. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

No programa Última Análise desta quarta-feira (14), os convidados analisaram o início da segunda fase da operação da Polícia Federal (PF) contra o Banco Master, que investiga o que foi chamado de "maior fraude bancária da história do Brasil". O ministro Dias Toffoli expediu 42 mandados de busca e apreensão e determinou o bloqueio de R$ 7,7 bilhões. Ainda, Toffoli gerou polêmica ao ordenar que materiais apreendidos fossem lacrados e enviados diretamente ao Supremo Tribunal Federal (STF), impedindo a extração imediata de dados pela Polícia Federal (PF).

"O ministro Toffoli avocou para si a operação e podemos desconfiar, sim, que ele seja uma pessoa interessada nesse processo. Não à toa, hoje, três senadores protocolaram o pedido de impeachment em relação a ele, por suposta prática de vários crimes de responsabilidade", avaliou a comentarista Julia Lucy.

Toffoli criticou publicamente a PF por um suposto atraso no cumprimento das ordens, alegando falta de empenho e risco de destruição de provas. No entanto, a PF justificou que a demora de poucos dias ocorreu pela necessidade de localizar os endereços de todos os investigados antes de deflagrar a ação.

O escritor Francisco Escorsim criticou a postura de Toffoli em relação a PF. "Existe uma maneira de você sabotar investigações que é justamente, de forma apressada, ter certas atitudes que prejudiquem o trabalho da Polícia Federal, acabando por perder muitas provas", ele critica.

Pesquisa Quaest sobre eleições presidenciais

A Quaest divulgou nesta quarta-feira (14) sua primeira pesquisa de 2026 com as intenções de voto para presidente da República nas eleições deste ano. Foram 2.004 entrevistados, entre os dias 8 e 11 de janeiro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial S.A., tendo nível de confiança de 95%, margem de erro de 2 pontos percentuais e registro no TSE sob nº BR-00835/2026.

Os resultados indicam que Flávio Bolsonaro cresceu e se consolidou na segunda posição contra Lula. Em um primeiro turno, o petista venceria com 36% dos votos, contra 23% de Flávio. Em um segundo turno, Lula venceria com 44% dos votos, contra 38% de Bolsonaro.

"A capacidade de transferência eleitoral do Jair Bolsonaro é sempre muito impressionante. Naturalmente seu filho carregaria isso, mas a velocidade com que aconteceu foi rápida. E Lula, por mais que fique na liderança, caiu. E a tendência é cair cada vez mais", avaliou Escorsim.

A advogada Fabiana Barroso também aponta para a mesma queda do petista. Segundo ela, "a tendência de Lula cair é cada vez maior. O Flávio está mostrando que consegue conversar com as pessoas indecisas"

Trump suspende vistos americanos

Em declaração, o presidente americano Donald Trump informou que suspenderá o processamento de todos os vistos de imigrantes de 75 países, incluindo o Brasil, sob a justificativa de que cidadãos desses países "recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis". A medida não atingirá candidatos que solicitam vistos de não imigrante, nem vistos temporários de turista ou de negócios.

"Quando você vê as justificativas, não tem muita relação com o governo brasileiro. Trata-se de de fazer um mapeamento dos imigrantes que chegam nos EUA e que acabam pesando para o país. O brasileiros, por exemplo, costuma tirar visto de turista e ir ficando", disse Escorsim.

O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.