Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Policia Federal

Deputados de esquerda pedem investigação sobre uso de bandeira dos EUA em 7 de setembro

Líder do PT pede que STF investigue Tarcísio por suposta tentativa de ajudar fuga de Bolsonaro
Líder do PT, Lindbergh Farias, afirmou que uso da bandeira dos EUA pode significar atentado contra a soberania do Brasil. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Pedro Campos (PSB-PE) protocolaram, na segunda-feira (8), uma notícia-crime na Polícia Federal (PF) para investigar o uso de uma bandeira dos Estados Unidos, durante as manifestações de 7 de setembro na Avenida Paulista, em São Paulo.

“Não se trata de mera coincidência: a bandeira exibida no ato bolsonarista é praticamente idêntica à usada dois dias antes em evento da NFL em São Paulo. Indício de apoio logístico e/ou financeiro externo, bem como de submissão a governo estrangeiro — práticas vedadas pela Constituição e que atentam contra nossa soberania”, declarou Lindbergh.

VEJA TAMBÉM:

Pedro Campos e Lindbergh Farias alegam que a presença da bandeira norte-americana em manifestação não é um ato desprovido de significado, mas integraria uma articulação mais ampla de setores da direita brasileira com interesses estrangeiros. “Não aceitaremos que a celebração da nossa independência seja sequestrada para encenar submissão e conspiração contra a democracia”, sustentou o líder petista.

No pedido à PF, os deputados requisitam perícia das imagens que mostram a bandeira nos dois eventos – 7 de setembro e da NFL, identificação de origem, custódia e transporte do objeto, além da oitiva de representantes da NFL Brasil e dos organizadores do ato. Também solicitam investigação sobre possível financiamento ou apoio logístico de origem externa.

Caso haja indícios de envolvimento de pessoas com foro privilegiado, os parlamentares pedem o encaminhamento dos autos à Procuradoria-Geral da República para providências no Supremo Tribunal Federal. A Gazeta do Povo procurou a NFL, no Brasil, sobre a manifestação dos deputados, mas ainda não obteve resposta.

`

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.