Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Bolsonaro agradece apoio de Trump e reforça “perseguição política”

Donald Trump e Jair Bolsonaro na Casa Branca
Donald Trump e Jair Bolsonaro trocaram mensagens de apoio e reforçaram discurso sobre "perseguição política". (Foto: Alan Santos/PR)

Ouça este conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou e agradeceu o apoio do presidente dos EUA Donald Trump, em uma publicação nas redes sociais. Na manhã desta segunda-feira (7), Trump publicou em sua rede social (Truth Social) uma declaração em defesa de Bolsonaro afirmando que ele “não é culpado de nada” e que estaria sofrendo perseguição política.

Ao agradecer a manifestação de Trump, Bolsonaro voltou a criticar o processo a que responde no Supremo Tribunal Federal (STF), classificando-o como “aberração jurídica”. O ex-mandatário também mencionou o termo lawfare que é usado para descrever o uso estratégico do aparato jurídico para fins políticos. 

Ao se referia a Trump, Bolsonaro afirmou ainda que o presidente dos EUA “passou por algo semelhante”. “Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos”, destacou. 

Trump enfrenta atualmente diversos processos na Justiça americana, inclusive relacionados à tentativa de reverter o resultado das eleições de 2020. Já Bolsonaro responde por sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições presidenciais de 2022. 

Na publicação, Bolsonaro também exaltou a atuação de Trump, afirmando que sua luta por “paz, justiça e liberdade ecoa por todo o planeta”.

VEJA TAMBÉM:

A mensagem de Trump também foi repercutida pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Também por meio das redes sociais, a ministra destacou o respeito à “soberania do Brasil e de nosso Judiciário” e que o país “cumpre o devido processo legal no estado democrático de direito”. "Donald Trump está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro", disse Gleisi.

Em seguida, uma nota oficial foi emitida pela presidência da República e compartilhada no perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, disse Lula. Mesmo sem se referir a Trump ou Bolsonaro na nota, o presidente adotou tom semelhante ao da ministra Gleisi e foi recebido como uma resposta a troca de mensagens.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.