• Carregando...
Bolsonaro na Rússia
Presidente Jair Bolsonaro desembarca em Moscou, na Rússia, em 15 de fevereiro de 2022| Foto: Alan Santos/Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou nesta terça-feira (15) em Moscou, capital da Rússia, onde se encontrará com o líder da nação, Vladimir Putin, para discutir assuntos referentes à relação entre os dois países nas áreas de comércio, defesa e energia. Um dos principais interesses da comitiva brasileira é garantir o fornecimento de fertilizantes, em grande parte importados da Rússia e da Bielorrússia (Belarus), ao agronegócio do Brasil.

O encontro com Putin ocorre em um momento de elevada tensão na região e alertas de potências ocidentais para uma possível invasão russa ao território ucraniano. O mandatário russo enviou cerca de cem mil soldados para as fronteiras com a Ucrânia, em uma tentativa de dissuadir a vizinha de ingressar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e impedir a ampliação da aliança ocidental sobre a região.

Nesta terça-feira, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que está diminuindo o número de soldados na fronteira com a Ucrânia. Segundo o porta-voz da pasta, algumas tropas nos distritos Sul e Oeste estão voltando para suas bases, após finalizar exercícios militares. Líderes europeus disseram estar cautelosos em relação à retirada parcial e que observarão o tamanho da desmobilização antes de rever o alerta de provável invasão da Rússia à Ucrânia. Exercícios militares continuam em outras partes da fronteira.

Bolsonaro não deve tratar sobre a delicada situação entre os dois países vizinhos em sua visita ao Kremlin, mas o assunto provavelmente será abordado na reunião entre os chanceleres e ministros da Defesa de Brasil e Rússia.

A posição do Brasil sobre a situação militar na região é de que sejam evitadas sanções unilaterais e uma invasão à Ucrânia. Antes de embarcar, nesta segunda-feira (14), Bolsonaro disse que vai "torcer pela paz". No mesmo dia, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que acompanha o presidente nesta viagem, conversou por telefone com o chanceler ucraniano Dmytro Kuleba e, segundo o Itamaraty, "reiterou a posição brasileira em favor da resolução pacífica de controvérsias e do tratamento da questão no UNSC (Conselho de Segurança das Nações Unidas), onde o Brasil ocupa um assento em 2022-2023".

Confira a agenda oficial do presidente Jair Bolsonaro na Rússia:

Os horários estão no fuso de Moscou, ou seja, seis horas a mais do que o horário de Brasília.

  • 9h00 - Cerimônia de Aposição Floral no Túmulo do Soldado Desconhecido
  • 13h00 - Encontro com o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin
  • 13h30 - Almoço em homenagem ao Presidente da República oferecido pelo Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin
  • 14h40 - Declaração à Imprensa
  • 16h30 - Encontro com o Presidente da Duma do Estado, Deputado Vyacheslav Volodin
  • 17h45 - Encontro Empresarial Brasil-Rússia

Na noite de quarta-feira, Bolsonaro e sua comitiva embarcam para Budapeste, na Hungria, onde serão recebido pelo primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]