Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ex-aliada

Bolsonaro culpa Carla Zambelli por derrota em 2022: “Tirou nosso mandato”

Bolsonaro culpa Carla Zambelli por derrota em 2022: “Tirou nosso mandato”
Bolsonaro, Tarcísio e Zambelli durante uma reunião no Planalto em 2020. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Ouça este conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (24) que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) “tirou” sua reeleição em 2022 ao perseguir armada um homem na véspera do segundo turno.

A parlamentar é ré no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Para Bolsonaro, as ações de Zambelli fizeram com que os eleitores o associassem à defesa do porte de armas.

“Aquela imagem, da forma com que foi usada, a Carla Zambelli perseguindo o cara. Aquilo teve gente falando: ‘Olha, o Bolsonaro defende o armamento’. Mesmo quem não votou no Lula, anulou o voto. A gente perdeu”, disse Bolsonaro no podcast Inteligência Ltda.

VEJA TAMBÉM:

“São Paulo estava bem, né?”, acrescentou o ex-presidente se dirigindo ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que também participou da entrevista. “A gente estava com 20 pontos [de vantagem]”, respondeu o governador.

O julgamento de Zambelli foi interrompido nesta segunda (24) por um pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Nunes Marques. Cinco ministros já votaram pela condenação da parlamentar.

Na véspera do segundo turno da eleição de 2022, Zambelli e um apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiram na rua, no bairro Jardins, em São Paulo, e a parlamentar sacou uma arma e o perseguiu. O episódio foi gravado e viralizou.

O presidente Luiz Inácio Lula (PT) foi eleito para seu terceiro mandato com 50,90% dos votos válidos. Já Bolsonaro ficou com 49,10%. A diferença entre os dois foi de apenas 1,80% – a menor já registrada nas eleições presidenciais.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.