• Carregando...
O presidente Jair Bolsonaro, ao chegar em Dallas, nesta quarta-feira. Foto: Marcos Corrêa | PR
O presidente Jair Bolsonaro, ao chegar em Dallas, nesta quarta-feira. Foto: Marcos Corrêa | PR| Foto:

Após o Ministério Público do Rio de Janeiro citar que há indícios de lavagem de dinheiro em transações imobiliárias do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), o presidente da República, Jair Bolsonaro, saiu em defesa do filho.

“Estão fazendo um esculacho”, declarou o presidente na manhã desta quinta-feira (16), em Dallas, Estados Unidos. O MP pediu a quebra de sigilo bancário de Flávio por suspeitas envolvendo compras e vendas de 19 imóveis entre 2010 e 2017.

Demonstrando irritação com o assunto, Bolsonaro acusou o Ministério Público de estar fazendo uma “jogadinha” para atingi-lo. “É a jogadinha, quebraram o sigilo bancário dele desde o ano passado. E, agora, para dar um verniz de legalidade, quebraram oficialmente o sigilo. Mas, se eu não me engano, foram de 93 pessoas. Nossa Senhora, tem um Lava Jato aí! Vai fundo, vai fundo.”

Entre os alvos da quebra de sigilo bancário na investigação do Ministério Público estão nove pessoas que já atuaram como funcionários de Jair Bolsonaro em seus mandatos como deputado federal. No fim do ano passado, um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou movimentações atípicas nas contas de Flávio Bolsonaro e de seu ex-assessor Fabricio Queiroz. Entre os ex-funcionários de Jair Bolsonaro que estão sendo investigados estão a irmã e prima de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente.

Sem querer entrar em detalhes sobre as investigações que envolvem seu filho, Jair Bolsonaro disse que o Ministério Público deveria parar de ir atrás de sua família e começar a investigá-lo. “Querem me atingir? Venham pra cima de mim! Querem quebrar meu sigilo, eu sei que tem que ter um fato, mas eu abro o meu sigilo. Não vão me pegar.”

Jantar com republicanos no Texas

Em sua única noite em Dallas, Jair Bolsonaro e os ministros da comitiva presidencial se encontraram com o senador republicano Ted Cruz e com os governadores do Texas e de Oklahoma. O jantar foi na casa da PhD em Literatura, Nancy Cain Marcus, que é avó de duas crianças brasileiras.

Cerca de 40 pessoas estiveram presentes, num jantar que Bolsonaro considerou “bastante cordial”. Ted Cruz, que foi pré-candidato a presidência em 2016, publicou uma foto ao lado de Jair Bolsonaro, e criticou a postura do prefeito de Nova York, Bill de Blasio, que fez campanha para que Bolsonaro não fosse à cidade.

Nesta quinta-feira, Bill de Blasio formalizou sua pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos. As eleições ocorrem no ano que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]