i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Forças Armadas

De Pazuello a Pujol: entenda como Bolsonaro provocou a insatisfação de militares

  • Brasília
  • 23/11/2020 11:24
Como Boldsonaro provocou a insatisfação de militares
Bolsonaro em encontro com oficiais militares que participavam do curso de Política Estratégia e Alta Administração do Exército.| Foto: Marcos Correa/PR

Os militares estão insatisfeitos com o presidente Jair Bolsonaro. Não existe um movimento de ruptura entre os oficiais das Forças Armadas e o Palácio do Planalto. Mas há um desconforto com a forma como o presidente da República os tem tratado, sendo eles um dos principais pilares do governo federal. O incômodo é crescente e atingiu seu ápice com dois posicionamentos emitidos neste mês pelo comandante do Exército, general Edson Leal Pujol.

Em conversas com integrantes das Forças Armadas que não ocupam cargo no governo e com alguns militares que estão na gestão Bolsonaro, a Gazeta do Povo ouviu relatos que explicam a cronologia do incômodo, bastidores de como o presidente tentou pôr um fim ao desconforto e como o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, atuou "diplomaticamente" para acalmar os ânimos de ambos os lados.

“Tem, sim, uma insatisfação por causa de situações recentes que aconteceram. Por conta da forma como [o general Eduardo] Pazuello [ministro da Saúde] foi tratado, e [o general] Rêgo Barros [ex-porta voz do Planalto] também. As coisas não estão caminhando tão legal. Mas vamos ver como se resolvem nos próximos dias”, diz um interlocutor militar do governo. “Não é uma ruptura, mas uma insatisfação nos quartéis”, afirma outro militar.

Como tomou forma a insatisfação dos militares

O mal-estar não é recente e começou quando Bolsonaro desautorizou publicamente o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o acordo para a compra de 46 milhões de doses da coronavac – a "vacinha chinesa" que será produzida no Brasil numa parceria com o Instituto Butantan, vinculadao ao governo de São Paulo. O Ministério da Saúde acabou divulgando uma nota informando não haver “qualquer compromisso com o governo de São Paulo ou seu governador [João Doria]” para a aquisição da coronavac, mas, sim de que tratou-se de um “protocolo de intenção”.

A desautorização causou um mal-estar entre militares. Pazuello aceitou bem o episódio, a ponto de ter recebido Jair Bolsonaro mesmo em isolamento, quando estava acometido da Covid-19.

Mas os oficiais das Forças Armadas não encararam da mesma forma. Um sinal disso é que, dias depois, o general Otávio Rêgo Barros, ex-porta-voz da Presidência da República, escreveu artigo, publicado no Correio Braziliense, em que fez críticas indiretas a Bolsonaro.

Intitulado de Memento Mori, o artigo de Rêgo Barros sugere que Bolsonaro confunde discordância leal com oposição, mas afirma que nem toda discordância é uma deslealdade. “Infelizmente, o poder inebria, corrompe e destrói! E se não há mais escravos discordantes leais a cochichar: ‘Lembra-te que és mortal’, a estabilidade política do império está sob risco”, diz ele, em um trecho. Nos bastidores, o artigo acabou traduzindo o sentimento de muitos militares.

O artigo de Rêgo Barros, portanto, apenas aflorou uma insatisfação. O próprio ex-porta-voz da Presidência foi gradualmente isolado e posteriormente demitido no governo.

Comandante do Exército se posicionou e Bolsonaro retrucou

Outro fator que provoca insatisfação é o uso político das Forças Armadas por Bolsonaro. Militares viram que isso foi feito pelo presidente ao dizer que “quando acaba a saliva, tem que ter pólvora”, em referência à possibilidade de os Estados Unidos, num governo de Joe Biden, imporem sanções econômicas ao Brasil por causa da Amazônia.

Pouco após a declaração de Bolsonaro, o comandante do Exército, general Edson Pujol, afirmou numa videoconferência que os militares não querem “fazer parte da política governamental”, nem desejam que a “política entre nos nossos quartéis.”

Um dia depois, em seminário de Defesa Nacional, na Escola Superior de Guerra de Brasília, Pujol voltou ao assunto: “Não somos instituição de governo, não temos partido. Nosso partido é o Brasil. Independentemente de mudanças ou permanências em determinado governo por um período longo, as Forças Armadas cuidam do país, da nação”, declarou.

O que se fala nos bastidores é que ambas as declarações foram uma resposta a Bolsonaro após os militares observarem e ouvirem, calados, todos os fatos recentes. “O presidente sabe que não pode ter ingerência sobre o Exército e não vai trocar o comandante. Pujol sabe disso e, às vezes, sobe esses tons provocativos”, comenta um militar.

As falas de Pujol geraram rápida reação de Bolsonaro. O presidente cobrou do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, uma postura porque entendeu que o comandante do Exército falou em nome de todos os militares. E que o único representante político e institucional de todas as forças é o próprio Fernando Azevedo e Silva.

“O presidente telefonou ao ministro, que se viu forçado a se posicionar. Causou um incômodo na Defesa e o ministério soltou uma nota, afirmando o que Pujol falou, mas com outras palavras”, explica um interlocutor militar.

O ministro da Defesa, então, mobilizou os três comandantes de Força para construir uma nota conjunta tentando desfazer a impressão de que haveria um descontentamento das Forças Armadas com o presidente. “Todos revisaram a nota, fizeram observações, passou por várias mãos. Foi importante para mostrar que as Forças estão com a instituição 'presidente da República', independentemente de ser Bolsonaro ou outro”, diz um técnico.

No fim das contas, Azevedo e Silva acabou atuando para aparar as arestas. “Foi um dos principais nomes a buscar essa pacificação”, diz um assessor.

Insatisfação não significa rompimento de militares com Bolsonaro

Embora o incômodo entre militares e o presidente da República sejam evidentes nos bastidores, nenhum membro das Forças Armadas da ativa ou da reserva, fora do governo ou não, fala em rompimento político com o Planalto.

Com a ascensão do PSol nas eleições municipais, fortalecendo uma nova esquerda, a avaliação de integrantes ouvidos pela reportagem de que é muito improvável que haja uma debandada de militares do governo. “Esses incômodos não significam que haverá uma ruptura. Até porque existe um adversário em comum, a esquerda”, diz um interlocutor militar do governo.

Apenas uma situação provocaria um racha político de militares com a gestão Bolsonaro: a troca do comando do Exército. “Se fizer isso, aí sim acaba [o apoio], há ruptura, e perde a base de sustentação. Mas ele sabe disso e não vai fazer [a troca]”, analisa um membro das Forças Armadas. “Em condições normais de temperatura e pressão, isso não acontecerá."

Um dos motivos para tal confiança são os requisitos para a escolha de um eventual novo comandante do Exército. "Para um militar assumir como comandante de Força, ele tem que ser o ‘01’ em todos os cursos da carreira. Tem que ter comandado em quase todas as patentes, ter tido conceito exemplar durante a carreira inteira, ter cumprido 45 anos [de carreira militar]. A questão não é simples”, acrescenta a fonte.

O especialista em segurança e defesa Alexis Risden, consultor da BMJ Consultores Associados, diz não ver qualquer chance de racha entre militares e governo. “Eu não acho que tenha ação realista que possa levar a isso. Talvez eles passem a não ser mais tão abertos em emitir apoios ao Bolsonaro, ou a aceitar ceder pessoal da ativa para trabalhar no governo”, avalia.

Um militar diz à Gazeta do Povo que isso já ocorre. “A preocupação [dos militares], agora, é assumir um cargo no governo e se misturar na política. Quem é da ativa e tem ambição de crescer na carreira está calculando os riscos de fazer isso. Tem gente que fala: ‘Poxa, ainda bem que fui para tal organização militar e não fui para o governo’."

Ex-aliado cobra postura de presidente a Bolsonaro

O receio de militares virem a ocupar novos cargos no governo abre a possibilidade de essas vagas virem a ser preenchidas por indicados do Centrão ou da ala ideológica do governo.

Para o general de brigada reformado Paulo Chagas, candidato a governador do Distrito Federal nas eleições de 2018, não é algo positivo. “Durante a campanha eleitoral, o presidente execrou o Centrão. E aí, de repente, se abre para esse blocão por uma questão de se garantir politicamente, etc. Sou totalmente contra essa abertura”, critica. “E, do outro lado, tem aqueles mais ligados ao tal ‘gabinete do ódio’, que montaram uma já provada fake news contra o general Santos Cruz e achavam que o general Rêgo Barros não trabalhava direito”, acrescenta.

Chagas diz compreender a situação enfrentada pelos militares e aponta os problemas nessa relação. “Entendo perfeitamente as insatisfações, mas entendo que não há desprestígio do presidente com os militares. Bolsonaro não os está escutando como deveria, e isso está prejudicando o governo. Está trabalhando mais em função da impulsividade e da intuição”, diz. Para o general, o presidente deixou de escutar seus conselheiros militares. “Resolveu fazer do jeito dele, mas o jeito dele não é bom. É jeito de deputado, não de presidente da República”, avalia.

Nas eleições de 2018, Chagas apoiou a candidatura de Bolsonaro. “Não só votei no presidente como, em Brasília, me empenhei pela candidatura dele. Como era seu candidato para o governo aqui do Distrito Federal, eu tinha a obrigação de conhecer suas propostas e defendê-las”, comenta. Mas ele acha que o presidente tem de mudar de postura. “A campanha acabou, é preciso ter postura de presidente, que está bastante aquém. Ele age muito mais por intuição e por força do temperamento do que por função do cargo que ocupa”, diz.

O general ainda lembra o episódio envolvendo Pazuello, que, para ele, agiu errado. “O ministro adotou uma solução que acho que diminui a ética militar [Pazuello, ao receber Bolsonaro no hospital, concordou que o presidente manda e ele obedece, ao se referir à suspensão da intenção de compra da coronavac]. Na minha opinião, ele [Pazuello] errou. E ele sabe disso, porque Pazuello foi meu cadete. Mandei a ele, por intermédio de um amigo, que também foi meu subordinado, minha opinião: a obediência não torna mudo o obediente, nem o comando torna surdo o comandante. Fosse eu [sendo desautorizado por Bolsonaro], entregava o cargo. Mas não sei o grau de amizade que existe entre eles.”

Apesar do incômodo entre militares e o governo, Chagas também não acredita em ruptura. “Pode haver uma insatisfação interna na Força, mas não da Força. Pode ter uma insatisfação no meio dos militares como cidadãos integrantes da Força, mas a instituição não vai jamais se manifestar”, avisa.

Embora a possibilidade de troca no comando do Exército seja uma prerrogativa do presidente da República, o general não acredita nessa possibilidade. “O presidente estaria dando uma resposta política para um assunto que não é político. Jamais ele será impedido de fazer isso. Mas, para nós, pegaria muito mal”, reconhece.

56 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 56 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Plínio

    ± 0 minutos

    O artigo mostra o lado dos "generais". Mas a realidade não é exatamente esta. Muitos militares apontam que existe um desconforto entre os generais por serem comandados por um capitão, e pior, rebelde. Apesar de se dizerem neutros politicamente, possuem um viés de esquerda, é o que afirmam. Em uma revista militar, com relação a esta polemica, as críticas foram dirigidas aos comandantes, e não ao presidente. E, esclareçamos, em toda a história, quando a diplomacia acaba, resta a pólvora. Um militar negar essa realidade é porque teme entrar em um conflito. Estaria preparado para ser um militar, em especial um comandante?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      MARTINI

      26/11/2020 11:19:55

      Militares da Ativa não integram partidos políticos, o que explica diversidade de opiniões e até de posicionamentos. Lamarca, militar extremista da esquerda, não hesitou em preterir o EXÉRCITO. O mesmo sucede com os de posicionamento político de Centrão e os de Direita. “DESPREPARO” é eufemismo de opositores camuflados: teve longa carreira política e todos deveriam conhecer seu “jeito de ser”. Na política, escolhemos o menos pior ou o mais carismático

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Luis Renato Queiroz

        25/11/2020 15:31:33

        Mais um fator a demonstrar o despreparo de Bolsonaro para exercer a Presidência da República, assim como é a sua guinada a favorecer o centrão. Bolsonaro está sistematicamente traindo seu eleitorado.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Aroldo

          25/11/2020 14:08:12

          Esses militares precisam saber que quem está insatisfeito somos nós, O POVO, mas estamos insatisfeitos é com eles MILITARES e não com o presidente que tem que lutar diariamente contra um establishment onde a esquerda quer derrubá-lo de qualquer maneira e ele não recebe apôio nenhum deles (militares) acomodados ou acovardados!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            FANAIA

            25/11/2020 10:48:50

            EU ACHO QUE OS MILITARES INSATISFEITOS COM O PRESIDENTE, DEVERIAM PEGAR O BOI=NE E IR CANTAR EM OUTRA FREGUESIA. ISSO É SÓ INVEJA PORQUE SÃO COMANDADOS POR UM EX-CAPITÃO.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Cel Vamilton

              25/11/2020 10:41:23

              A matéria leva o leitor a acreditar que os militares devem está satisfeitos de como o Presidente os trata, porém os militares sabem que as coisas não são bem assim, aliás nunca foram, basta retroceder nos governos anteriores e ver a forma de como éramos tratados. Os militares devem, e fazem isso muito bem feito, lealdade aos seus comandantes e assim foi, assim está sendo e assim será, não acredito nessa suposta insatisfação geral.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                FANAIA

                25/11/2020 10:37:08

                ISSO É SÓ FOFOCA DE QUEM PERDEU A ELEIÇÃO E DOS DOS JORNALISTAS MAL INTENCIONADOS OU AINDA EM TESTE QUE ESCREVEM TUDO QUE SEU CHEFE MANDA. O PRESIDENTE NÃO TEM SIDO UMA MARAVILHA DE PRESIDENTE. TEM SEUS ERROS, MAS QUEM NÃO TEM

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  Luiz Carlos

                  25/11/2020 0:35:13

                  Os militares - em geral - estiveram calados quando o Brasil era vilipendiado pela esquerda. Estão insatisfeito porque o chefe disse para eles quem manda? Podem sempre pedir para vestir o camisolão e escrever contra o Governo, até o próximo esquerdista tomar o Planalto, para a satisfação deles. Bolsonaro é o Chefe Supremo das Forças Armadas, assim como todos os presidentes foram. Tem que pedir penico sim! Se prestassem não teríamos um país em frangalhos. Voltem para os quartéis e continuem a pintar meio fio e fazer treino de tiro com apenas uma bala.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luiz Carlos

                    25/11/2020 0:35:13

                    Os militares - em geral - estiveram calados quando o Brasil era vilipendiado pela esquerda. Estão insatisfeito porque o chefe disse para eles quem manda? Podem sempre pedir para vestir o camisolão e escrever contra o Governo, até o próximo esquerdista tomar o Planalto, para a satisfação deles. Bolsonaro é o Chefe Supremo das Forças Armadas, assim como todos os presidentes foram. Tem que pedir penico sim! Se prestassem não teríamos um país em frangalhos. Voltem para os quartéis e continuem a pintar meio fio e fazer treino de tiro com apenas uma bala.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • N

                      Nelson Vidal Gomes

                      24/11/2020 23:28:00

                      A matéria é boa, mas se era para tratar do tema da insatisfação dos militares com Bolsonaro, que fosse mais a fundo e informasse também a "quantas anda" ou como ficou, a acusação feita pelo Min Gilmar Mendes ao Exército, de "genocida", em face da gestão da pandemia pelo Ministro da Saúde pertencente a seus quadros. Qual a causa do silêncio que se operou sobre isso? Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • pradojoseeduardo@gmail.com

                        24/11/2020 20:58:34

                        Parem com essa frescura, o general é comandante porque o presidente assim o quer, quando decidir tocá-lo, troca e ponto, assunto encerrado.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          flavio mansur

                          24/11/2020 20:54:20

                          Mas que bando de frouxos! Um se compromete com algo que nem existe, e nem se sabe se existirá, é "desautorizado" - ou seja, é chamado de volta à realidade - e isso é problema? O outro é pior, pois quer manter as mãos limpinhas. Quando foi para derrubar um presidente, atuaram na política. Quando é para defender um presidente eleito, não podem se meter em política? Realment este país não tem uma alma com coragem.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Rogério R

                            24/11/2020 2:43:09

                            Para isso elegemos Bolsonaro; para enquadrar quem necessita ser enquadrado! Esses generais até ontem eram tratados como "cidadãos de segunda classe"; viviam beijando botas do pt! Bolsonaro usando apenas um celular se elegeu Presidente da República e os tornou relevantes colocando-os em destaque. Agora eles se acham iluminados e o Presidente precisa escutá-los??? Porquê o tal Chagas não se elegeu para governar o DF se é tão sábio assim??? Quem nasceu pra Pujol jamais chegará a Bolsonaro! Os cães lacram e a caravana passa!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              Jota

                              24/11/2020 2:19:22

                              O JB é totalmente despreparado para exercer o cargo de PR e deve ser defenestrado da política para o bem do país. Votei nele por falta de opção. Sabia que ele é ruim mas não imaginava tanto.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • M

                                MARTINI

                                26/11/2020 11:30:53

                                Tua única opção política e você o quer defenestrar?! Falta de coerência de eleitores é que tornam o país INGOVERNÁVEL e condenado ao FRACASSO. Nas eleições votam em um bando de MALINTENCIONADOS e acham que PRESIDENTE SOZINHO VAI SALVAR O PAÍS!! Nessa toada vamos viver DEITADOS ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO aguardando um porvir que nunca chegará!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • pradojoseeduardo@gmail.com

                                24/11/2020 20:56:45

                                Os covardes não aguentam o primeiro tranco, vai votar no PT chouriço de rabo de cachorro.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • Z

                              Zyss

                              23/11/2020 21:47:11

                              Sabe a diferença entre um funcionário público e esses militares? Nenhuma.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Stanislau Surek

                                23/11/2020 21:24:54

                                Bolsonaro deveria deixar Mourão comandar o país. Parece ser mais sensato.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • A

                                  Aroldo

                                  25/11/2020 14:12:57

                                  Não e questão de sensatez, Bolsonaro é AUTÊNTICO! Fala o que pensa, já não podemos dizer o mesmo do Mourão!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • E

                                E.NETO

                                23/11/2020 20:53:53

                                Há 30 anos que os militares são tratados como cidadãos de 2ª classe. Quando um presidente os respeita e valoriza, surgem as melancias!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • E

                                  E.NETO

                                  24/11/2020 1:44:49

                                  Freitas: Não reclamavam até bem pouco tempo que o PR estava colocando muitos militares no Governo?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Freitas

                                  23/11/2020 21:24:30

                                  Respeita e valoriza? Desde quando humilhar generais é sinal de respeito? Ou você acha que respeito é só dar aumentos salariais e arranjar mordomias?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Ronald Santos

                                02/12/2020 11:55:28

                                Esse comentário foi removido pelo usuário

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  josewammes1@hotmail.com

                                  23/11/2020 20:25:58

                                  Quem com ferro fere....

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    ED-84

                                    23/11/2020 20:20:18

                                    "Entenda..." Parece chamada de influencer em busca de likes, notificação no sininho e pedindo pra se inscrever no canal... kkk

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      ROBERTO DAVID ARBEX

                                      23/11/2020 20:13:50

                                      Se este é o principal pilar de sustentação do atual Governo, realmente, estamos lascados. O Legislativo legisla e executa. O Judiciário não deixa executar, legisla, julga, solta, manda prender, etc. e tal. O Executivo tenta por todas as formas colocar o carro para andar e os nossos bravos militares assistem a tudo de camarote. E o tal do equilíbrio institucional, não seria papel também das nossas FA`s cuidarem? Se não agirem, não sei quando este País amado e querido vai se levantar! Isto é, ......

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        MauricioFM

                                        23/11/2020 20:05:37

                                        Insatisfeitos!!! depois do aumento que receberam!!! Vão chorara na cama que é quente e fofa!!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Ricardo

                                          23/11/2020 18:20:40

                                          Fakenews

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • R

                                            Ronald Santos

                                            02/12/2020 11:55:28

                                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            Carlinhos

                                            23/11/2020 18:49:38

                                            Fake News e sinônimo de BOZOS.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          J. Neto

                                          23/11/2020 17:58:52

                                          Houve sim, uma enorme falta de respeito e consideração(pública) por parte do PR a oficiais generais. Tirou muitos pontos para uma eventual tentativa de reeleição. E não me venham com aquela história de facada, “então vota no hadade” e por aí vai.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • C

                                            Cel Vamilton

                                            25/11/2020 10:45:58

                                            O PR é Cmt Chefe das FFAA, ponto final. O tratamento dele com os generais é desrespeitoso por ele não concordar? Todos os membros do executivo nomeados pelo PR cumprem ordens dele, por isso ele foi eleito.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Ronald Santos

                                            02/12/2020 11:55:28

                                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Fabricio Mendes Ghessi

                                          23/11/2020 17:47:23

                                          Que texto patético," já provado existência do gabinete do ódio?" Credo, o pior da existência dessas narrativas é ter patetas que acreditam. Que erva é essa doido?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • R

                                            Ronald Santos

                                            02/12/2020 11:55:28

                                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Freitas

                                          23/11/2020 17:03:27

                                          Generais "vendidos". Aceitam "ficar de quatro" para se lambuzarem com as delícias do poder. Pura mordomia, com seus parentes empregados em órgãos públicos. UMA VERGONHA.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • F

                                            Freitas

                                            23/11/2020 21:28:01

                                            Ronald Santos: kkkk Esse é o seu argumento? Pesquise aqui na Gazeta os meus comentários no tempo em que Moro começou a julgar Lula e seus comparsas que destruíram a Petrobrás. Uma pessoa que tem um mínimo de caráter não sai falando asneiras como você. Asneiras dignas de um as-no.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Ronald Santos

                                            02/12/2020 11:55:28

                                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • W

                                          Wander Leite

                                          23/11/2020 16:38:47

                                          Trocam-se as lonas, mas o circo é o mesmo. Generais confiaram num discurso de alguém que idolatra F Collor e é político desde 1993? Tratar os respeitados generais como capachos? A loucura está chegando à evidência máxima.... Parabéns Rodolfo Costa!!! Não vire um Alexandre Garcia..

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Austríaco-PR

                                            23/11/2020 16:36:24

                                            Gostaria muito que fosse verdade que o Bolsonaro não está mais ouvindo os melancias. Infelizmente isso não procede e o que o Punhol fez foi apunhalar pelas costas o presidente em palestra na qual reverberou opinião de um líder esquerdista. Já o melancia que era porta voz era apenas incompetente para a atribuição que tinha, a falta de humildade o impede de reconhecer e seguir com a vida. Algo semelhante ao sujeito com cara de Bradock o "Mordefronhock", melancia da boina azul defensor de agendas progressistas. Quanto ao Pazuello, concordo que errou em admitir que tem que obedecer, deveria reconhecer o erro e pedir desculpas pelo constrangimento que causou ao mito.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              Paraymo

                                              23/11/2020 16:21:38

                                              Infelizmente, discordo do general que afirma que Bolsonaro não os escuta. É justamente o contrário. Por tanto ouví-los é que o governo se distanciou do povo. A verdade é que melancias não gostam de serem podadas, principalmente por alguém que tinha patente inferior. E Paulo Chagas ainda acredita em "gabinete do ódio"? Faça-me o favor!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              3 Respostas
                                              • C

                                                Carlinhos

                                                23/11/2020 18:47:57

                                                Paulo Cesar: KKKKKKKKKKKKKKKKK

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Paulo Cesar

                                                23/11/2020 18:42:02

                                                Carlinhos: Pois é.. mas agora ele é o presidente e comandante maior do exercito, acredito que o PR ouve demais os militares.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Carlinhos

                                                23/11/2020 16:55:35

                                                É que eles conhecem o BOZO do exército.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Emerson

                                              23/11/2020 16:19:47

                                              Uma mistura semelhante a óleo e água, pois na verdade nunca estiveram juntos mas apenas em uma nociva aproximação de interesses. E o país cada dia mais afundado na pandemia e 168 mil mortos de uma "gripezinha" ou coisa de maricas.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • E

                                                Emerson

                                                23/11/2020 18:54:34

                                                Paulo Cesar: Faz séculos que parei caríssimo. Nem sei o que é.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Paulo Cesar

                                                23/11/2020 18:42:43

                                                affff... para de assistir a globo meu amigo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              SAMIR

                                              23/11/2020 16:11:53

                                              Isto não é Matéria é fofoca!!!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • I

                                                Ivo Schimelfeng

                                                23/11/2020 16:10:55

                                                Bozo é o Dilmo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Marco Polo

                                                  23/11/2020 15:47:10

                                                  Realmente, imagino que esse tipo de matéria tenha algum sentido em algum lugar e em certas cabeças; caso contrário não seria escrito e publicado!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Murilo Iglesias de Almeida

                                                    23/11/2020 15:31:51

                                                    Um monte de fofocas e ilações. Belo texto de ficção.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Antônio Soares de Mendonça

                                                      23/11/2020 15:31:14

                                                      É, tá feia a coisa. Assinei a GP em apoio à ofensiva do tal SG, mas vejo que me enganei. Agora sou obrigado a ler um artigo de um tal Rodolfo **** e me sentir um pateta, vendo esse dória comentar uma suposta insatisfação das F A. Vtnc! A GP é covarde e se rendeu.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      3 Respostas
                                                      • S

                                                        Sartan

                                                        23/11/2020 17:25:01

                                                        O que você deseja um jornal que publique apenas noticias que atendam a sua santa vontade?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Carlinhos

                                                        23/11/2020 16:53:49

                                                        A verdade dói.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • P

                                                        Paulo César

                                                        23/11/2020 16:04:15

                                                        idem

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Marcus Pinheiro Machado

                                                      23/11/2020 15:20:33

                                                      esse camarada ja devia ter sido enxotado da presidencia

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      Fim dos comentários.