i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
"Quem manda sou eu"

Bolsonaro interferiu em órgãos de combate à corrupção? Entenda a crise com PF e Receita

    • Gazeta do Povo, com Estadão Conteúdo
    • 17/08/2019 10:30
    viatura da polícia federal
    Fala de Bolsonaro sobre troca de comando no Rio não foi bem recebida pela categoria| Foto: Divulgação/Polícia Federal)

    Nos últimos dois meses, o presidente Jair Bolsonaro interferiu diretamente nos três principais órgãos de combate à corrupção no país que, de alguma forma, cruzaram o caminho de sua família – a Polícia Federal, a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Sempre alegando que quem manda é ele, Bolsonaro admitiu que, em alguns episódios, agiu para defender familiares.

    O caso mais recente deixou a PF em estado de alerta. Bolsonaro surpreendeu a corporação ao anunciar a substituição do superintendente no Rio, Ricardo Saadi, por motivo, inicialmente, de "questão de produtividade".

    As investigações mais importantes da PF do Rio envolvem a relação de milícias com políticos estaduais e a chamada "rachadinha", prática em que servidores repassavam parte dos salários aos parlamentares e que atingiu um ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

    Interlocutores do presidente acusam Saadi de não impedir "desmandos" nas investigações contra seu filho. No Palácio do Planalto o delegado ainda é acusado de deixar as investigações avançarem sem provas.

    Em uma atitude inédita para um presidente da República, Bolsonaro anunciou que, para a vaga de Saadi, iria o delegado Alexandre Saraiva, atual superintendente da PF no Amazonas, um amigo da família. A tentativa de interferir na escolha levou o comando a PF a encurralar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a quem a instituição está subordinada.

    Segundo o jornal O Globo, o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, ameaçou pedir demissão caso não pudesse indicar, por sua livre escolha, os superintendentes regionais. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, outros delegados ainda cogitam fazer o mesmo em protesto pela interferência do presidente.

    Ao longo da sexta-feira (16), Moro foi avisado de que perderia o controle da corporação caso cedesse ao apelo de Bolsonaro. A crise só arrefeceu após o presidente declarar que aceita nomear o delegado Carlos Henrique Oliveira Sousa, atualmente na Superintendência da PF em Pernambuco, para a vaga. A reportagem de O Estado de São Paulo apurou que o recuo de Bolsonaro atendeu a um pedido de Moro. No fim, o presidente conseguiu o que queria – tirar Saadi – e Moro ficou bem com a PF.

    O presidente da República tem a prerrogativa de vetar qualquer nome indicado pela PF para ocupar cargos de chefia. A escolha, contudo, sempre parte do diretor-geral do órgão justamente para evitar interferência política. O superintendente da PF tem o poder de designar os delegados que vão tocar investigações importantes.

    Interferência política, não

    Na Receita, a crise também se agravou depois que o presidente determinou a substituição do superintendente do órgão no Rio, Mário Dehon, e dos delegados da Receita no Porto de Itaguaí (RJ) José Alex Nobrega de Oliveira, e na Barra da Tijuca, Fábio Cardoso do Amaral, no rastro de pressão da cúpula do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi alvo de investigações.

    Na quarta-feira (14), Bolsonaro expressou insatisfação com o órgão. "Fizeram uma devassa na vida financeira dos meus familiares do Vale do Ribeira", disse. O Estado apurou que um dos irmãos do presidente, Renato Antonio Bolsonaro, recebeu um aviso de cobrança da Receita de R$ 1.682. O débito relativo ao eSocial de empregada doméstica foi regularizado no dia 28 do mesmo mês. Pelo baixo valor, a queixa do presidente foi vista no Fisco como tentativa de criar factoide para justificar interferência no órgão.

    Assim como a PF, a Superintendência da Receita no Rio também apura ilícitos praticados por milícias em operações no Porto de Itaguaí. O secretário especial do órgão, Marcos Cintra, sugeriu informalmente que o delegado de Itaguaí fosse substituído por um nome indicado pela família Bolsonaro. Dehon, que está com o cargo ameaçado, não aceitou fazer a indicação.

    A troca na PF do Rio e outras delegacias ainda não foi efetivada, mas Bolsonaro declarou: "Se tiver que mudar a Receita Federal no Rio, será mudado". No caso da PF, foi até mais enfático: "Se ele (Moro) resolveu mudar, vai ter que falar comigo. Quem manda sou eu".

    Resistência no Fisco tem ameaça de entrega de cargos

    Em protesto, auditores fiscais que ocupam as mais altas posições de chefia da Receita ameaçam entregar os cargos caso sejam seja efetivadas indicações políticas na superintendência do Rio de Janeiro e em outros postos chaves do órgão. Os seis subsecretários do órgão estão fechados nessa posição, segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo.

    A cúpula do Fisco já avisou Cintra de que não vai aceitar indicações políticas, criando um efeito cascata que pode inviabilizar o funcionamento do órgão. Teme-se que uma nova estrutura condicione o avanço de uma investigação ao aval da chefia.

    As trocas na Receita não devem se resumir a cargos estaduais. O Estado apurou que o governo também não descarta trocar o próprio Cintra e seu sub, João Paulo Fachada. O ministro da Economia, Paulo Guedes, ao qual a Receita é subordinada, busca uma saída técnica. Uma das alternativas é dividir o comando do órgão. É cotado o nome do secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, para chefiar a autarquia. Cintra ficaria apenas com a parte de política tributária.

    Sob Ataque, Coaf pode ir para o Banco Central

    Por decisão de Bolsonaro, Guedes também costura uma saída para o Coaf – órgão que identificou movimentações atípicas de Flávio Bolsonaro. O conselho vai para o Banco Central e Roberto Leonel, atual presidente do conselho indicado por Moro, vai perder o cargo.

    A alteração pode ocorrer por medida provisória, passando a ter força de lei assim que for publicada no Diário Oficial da União, embora ainda necessite do aval do Congresso. A mudança, diz Bolsonaro, ocorre para tirar a especulação política do órgão. No início do ano, o Congresso rejeitou uma MP que transferia o Coaf, vinculado ao Ministério da Economia, de Paulo Guedes, para a Justiça, de Sergio Moro.

    Recentemente, o compartilhamento de dados financeiros do Coaf, Receita Federal e Banco Central com órgãos de investigação, como a Polícia Federal e o Ministério Pùblico, foi suspenso por decisão individual do presidente do STF, Dias Toffoli. Uma ação na Suprema Corte, que questiona a troca de informações sem decisão judicial, deve ser julgada pelo pleno do STF neste segundo semestre.

    A decisão de Toffoli, tomada em pleno recesso do Judiciário, foi criticada pela força-tarefa da Lava Jato do Paraná por paralisar investigações contra poderosos e crime organizado. De imediato, favoreceu Flávio Bolsonaro e outros investigados por crimes do colarinho branco.

    16 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 16 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • D

      Decio mango

      ± 0 minutos

      Quanta bobagem....como sempre a imprensinha marca b0sta fazendo suas bostices..

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Anderson

        ± 1 horas

        Espero realmente que a maior parte dos eleitores do Mito já esteja arrependida. Ao contrário do que dizem alguns, o Bozo não é apenas o tiozão do churrasco ocupando a presidência enquanto Guedes toca a economia. Bolsonaro é um político de carreira, corporativista e, pior, com indícios de envolvimento com milícias e corrupção. O ambiente político conturbado impede o crescimento econômico. As políticas externa e do meio ambiente são desastrosas. Os investimentos em ciência e tecnologia sofrem cortes terríveis e com consequências de longo prazo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          L.S.W.

          ± 14 horas

          Parabéns eleitor do mito ..faz arminha que passa... onde esta o os paneleiros com a camisa da seleção... que eram contra a corrupção.... agora a família de milicianos ... e a cocaína no avião.... e todos calados..... hipócritas ***

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          4 Respostas
          • D

            Decio mango

            ± 1 minutos

            Vagabund0s e corrPTos se unaen a idi0tice dominante

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • I

            Itamar Piffer

            ± 2 horas

            O mecanismo está dando a volta por cima e tudo voltará como era na época dos petralha. Solução: tirar o passaporte

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • S

            Simone

            ± 10 horas

            Perfeito, Marcos! Uma fábula bastante atual. Sai um corrupto, entra outro. Bolsonaro, ao se aliar a Toffoli e a Gilmar Mendes, está investindo contra a Lavajato e tendo sucesso onde o PT falhou. Numa trama macabra, atacou, se uma só vez, o COAF, a Receita e a Polícia Federal. O próximo será o Ministério Público, a quem já lançou várias indiretas. Assim, Flávio Bolsonaro poderá respirar ali*****, bem como todos os demais corruptos de plantão. O PT agradece.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcos

            ± 11 horas

            Lembro em 2013, quando a classe média alta barulhenta foi pra rua. Depois disto, apareceu um oportunista que com a anuência do eleitor bobo tá aí, de plantão. Por muito menos Collor e Dilma foram escurraçados. Com um povo tolo que temos, é isto aí mesmo. Gosto muito da fábula "A Revolução dos Animais", de George Orwell. É o resumo do comportamento bestial do povo. Saiu um porco, entra outro.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • L

          L.S.W.

          ± 14 horas

          Vamos trocar o delegado da PF pois estava meu filho taok.... esse o mito ..que os ******s elegeram pra acabar com.a corrupção.... taok

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo Batista Dos Santos

            ± 14 horas

            Desanimador saber que não existe solução para o Brasil e os brasileiros. Um país tão rico, cuja riqueza está sempre a serviço de quem está no poder, nunca em benefício da população.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Leandro Gibson

              ± 19 horas

              Nem acredito que votei nesse louco.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • S

                Simone

                ± 10 horas

                Eu que nunca acreditei que Bolsonaro fosse realmente esperto, tenho que dar o braço a torcer. Nem o PT teria elaborado um plano melhor. Parece enredo de filme de terror. Simplesmente bizarro!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • W

                Wilbur Archibald III

                ± 19 horas

                Ele está colocando os pés pelas mãos.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              ± 20 horas

              ACORDÃO, ACORDÃO, ACORDÃO. Os corruptos estão se protegendo. MORO. CAIA FORA...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • L

                L.S.W.

                ± 14 horas

                Freitas parabéns pelo seu voto ... muito bom o seu presidente com seus ministros corruptos... e seu herói de ctba calado... porque será que moro não combate mais a corrupção... bem feito. Acho pouco .. que eu me lembre no governo do Pete o presidente nunca interferiu nas investigações ou troca de delegados pra proteger filho... Lula nunca noneou filho pra embaixada... está difícil defender seu presidente kkklkl

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • L

                L.S.W.

                ± 14 horas

                Kkkkkkk moro do mais um a marionete do bozo.... bela troca que o herói de Curitiba fez .kkkkk moro de vc tem dignidade pede pra sair do.ministerio... moro vc um vergonha herói do pau oco.. não era vc que combatia à corrupção... e agora fazendo vista grossa a famil ia bozo...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • S

              Simone

              ± 22 horas

              Uma história com enredo tão escabroso, a ponto de fazer inveja a um roteirista de filmes policiais hollywoodianos, com o Presidente no papel do vilão dissimulado. Jair Bolsonaro mostrando a que veio. Só falta sancionar a “Lei de Abuso de Autoridade” e o pacote estará completo. Parabéns, Presidente! Está tendo sucesso onde PT e outros falharam. Bizarro.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              Fim dos comentários.