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Uma pesquisa do instituto Gerp divulgada neste sábado (29) coloca o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela presidência em 2026.
Em um cenário com os dois na disputa, Bolsonaro lidera com 41% das intenções de voto, seguido por Lula com 26%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 5%, Ratinho Jr (PSD) com 5%, Pablo Marçal (PRTB) com 4%, Romeu Zema (Novo) com 3% e Ronaldo Caiado (União Brasil) também com 3%.
A pesquisa também detalha a intenção de voto por região. No Sudeste, Bolsonaro alcança 43%, enquanto Lula obtém 24%. No Nordeste, a situação se inverte, com Lula atingindo 36% e Bolsonaro 34%.
Em um cenário com Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista aparece com 24% e Tarcísio com 18%. Pablo Marçal registra 13%, Ciro Gomes 10%, Ratinho Jr 7%, Romeu Zema 4% e Ronaldo Caiado 4%.
Outro cenário estimulado inclui Lula e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). Nesta configuração, Lula mantém a liderança com 24%, seguido por Eduardo, com 19%. Em um cenário sem Lula, Bolsonaro alcança 39% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes com 13%.
O Gerp ouviu 2.000 pessoas em todo o território nacional entre os dias 22 e 27 de março. A margem de erro é de 2,24 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,55%.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.




