• Carregando...
O ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni e o presidente Jair Bolsonaro.
O ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni e o presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro negou neste sábado (30) a possibilidade de recriar ministérios. Sexta-feira (29), Bolsonaro afirmou que poderia "ressurgir ministérios" se os candidatos apoiados pelo governo federal vencessem a disputa para presidência da Câmara e do Senado. Por outro lado, o presidente indicou que pode fazer mudança no quadro ministerial, com a possível transferência do ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni, para a Secretaria-Geral da Presidência, ocupada interinamente por Pedro Nunes Marques.

Neste sábado, o presidente disse que ao comentar a possibilidade de reabrir ministérios em uma cerimônia realizada sexta no Palácio do Planalto, estava apenas fazendo um elogio à competência dos secretários da Pesca, Esporte e Cultura. "Não tem recriação do ministério. Eu escolhi os três secretários, que fazem um brilhante trabalho. O elogio que dei para eles no trabalho que eles fazem é de mereciam ser ministros. Não é criar ministérios como deram a entender para negociar com quem quer que seja. Não é fácil criar ministério. É burocracia, um pouco mais de despesa. Não está previsto", disse.

Em uma cerimônia com atletas sexta-feira, Bolsonaro condicionou a recriação de ministérios a votos em candidatos apoiados pelo governo: Artur Lira (PP-AL), na Câmara, e Rodrigo Machado (DEM-MG), no Senado .O presidente havia dito que poderia recriar os ministérios do Esporte, da Cultura e da Pesca após a eleição que vai renovar a cúpula do Congresso, segunda-feira (1.°).

"Se tiver o clima no Parlamento, ao que tudo indica as duas pessoas que nós temos simpatia devem se eleger, não vamos ter mais uma pauta travada", disse o presidente na solenidade em que recebeu novos atletas embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros, cerimônia em que poucos usavam máscara de proteção do coronavírus. "A gente pode levar muita coisa avante e quem sabe até ressurgir ministérios."

O chefe do Executivo, porém, indicou neste sábado a possibilidade de mexer no quadro ministerial, afirmando que o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, poderia assumir a Secretaria-Geral da Presidência. "O Onyx? Volta. Conheço há muito tempo. Me ajudou muito. Acredito no trabalho dele. Chamo o Onyx de coringa, ele está pronto para ir para qualquer ministério", respondeu Bolsonaro ao ser questionado se Onyx voltaria ao Palácio do Planalto para assumir a Secretaria-Geral.

Sexta-feira (29), o Diário Oficial da União publicou a exoneração de Onyx do Ministério da Cidadania para que ele reassuma o cargo de deputado federal para votar na eleição da presidência da Câmara. A ministra da Agricultura, Pecuária e Pesca, Tereza Cristina, também deixou momentaneamente o cargo para reassumir o cargo de deputada para votar.

Eleições do Congresso

Bolsonaro disse ainda acreditar na vitória de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. "Mas quem vai decidir é o parlamento. Respeitamos o parlamento. Sou simpático ao Arthur Lira e sou simpático também ao outro candidato ao senado, o Rodrigo Pacheco (DEM)", disse.

Ele afirmou que a partir da próxima semana, com a volta do Congresso, irá priorizar reformas a privatização da Eletrobras e Correios." A regularização fundiária é muito importante pra gente", disse. Bolsonaro diz querer "um sucessor que atenda os interesses do Brasil e não deixe atrasar pautas de interesse", na Câmara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]