Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alinhado a Trump

Bolsonaro diz que permitirá base militar dos EUA na tríplice fronteira, se for reeleito

Bolsonaro diz que vai permitir base dos EUA na tríplice fronteira, se reeleito
Bolsonaro disse que pretende fazer um “acordo militar parrudo” com os EUA, caso volte ao poder. (Foto: EFE/André Borges.)

Ouça este conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (6) que pretende autorizar a instalação de uma base militar dos Estados Unidos na tríplice fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai, caso volte à presidência da República.

Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo, o ex-mandatário disse que fará um “acordo militar parrudo” com os EUA para acabar com a presença de terroristas na região. “Eu vou permitir que seja instalada uma base militar dos EUA ali”, afirmou.

No entanto, o ex-presidente está inelegível até 2030 por ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não poderá disputar as eleições presidenciais de 2026. Bolsonaro e seus aliados tentam reverter a decisão da Corte eleitoral.

VEJA TAMBÉM:

O ex-mandatário já afirmou que é o único que pode representar a direita no próximo pleito, além disso, evita apoiar qualquer possível substituto na disputa.

O advogado e assessor Fabio Wajngarten confirmou à Gazeta do Povo as declarações do ex-presidente. Bolsonaro disse ainda que pretende retirar o Brasil do Brics e da Organização Mundial da Saúde (OMS), se voltar ao poder

"Eu, se for presidente de novo, saio do Brics e da OMS [Organização Mundial da Saúde]", disse ele. O Brics é um bloco econômico que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, entre outros países.

As declarações de Bolsonaro estão alinhadas com as ações do novo mandato do presidente dos EUA, Donald Trump. Também identificado com o republicano, o presidente da Argentina, Javier Milei, retirou o país da OMS.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.