• Carregando...
Jair Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta retomar ação contra o deputado André Janones.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta retomar um processo de cassação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) usando o livro “Janonismo cultural: o uso das redes sociais e a batalha pela democracia no Brasil”. O livro, de autoria do parlamentar, será lançado nesta quarta-feira (22). Na ação, que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Janones é acusado de difundir fake news durante a campanha eleitoral de 2022.

No último dia 9, o ministro Benedito Gonçalves encerrou a fase da coleta de provas no caso. No entanto, o ex-presidente pediu ao TSE, na quinta-feira (16), a reabertura da fase de instrução para incluir o livro. Bolsonaro solicitou que o deputado seja cassado e declarado inelegível, informou a coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin também são alvos da ação.

Bolsonaro acusa Janones de orquestrar “um discurso de ódio” em benefício da chapa Lula-Alckmin e em proveito próprio. No livro, o parlamentar conta os bastidores da eleição presidencial de 2022. Segundo O Globo, que teve acesso a obra, Janones afirma que utilizou notícias falsas para “desestabilizar Bolsonaro”. Em um dos relatos do livro, por exemplo, o deputado cita que inventou a história sobre ter acesso ao celular de Gustavo Bibiano, ex-ministro de Bolsonaro, e que a informação foi propagada pouco antes do último debate televisionado do segundo turno com o objetivo de atingir Bolsonaro emocionalmente.

O parlamentar menciona no livro que nunca esteve com o celular do ex-ministro. Bibiano foi secretário-geral da Presidência no início do governo, mas deixou a função poucos meses após assumir o cargo. Em março de 2020, ele morreu após sofrer um ataque cardíaco. Desde então, circulavam rumores da existência de dados em seu celular que poderiam comprometer membros do governo Bolsonaro, informação nunca confirmada.

Nas redes sociais, Janones ironizou o pedido de Bolsonaro para retomar a ação. "O ex-presidente golpista e inelegível Jair Bolsonaro aparentemente já concluiu a leitura do meu livro que começou a ser entregue ontem pra quem adquiriu na pré-venda, por razões óbvias, já dá pra dizer que ele leu mas não entendeu, e eu nem esperava que entendesse, afinal, ele é o asno", escreveu o deputado na rede social X.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]