
Ouça este conteúdo
Uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira (26), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sairia derrotado em todas as simulações de segundo turno no Acre. Foram testados cenários contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O estado representa 0,39% do eleitorado brasileiro, mas os números reforçam a força da direita na região.
A Paraná Pesquisas ouviu 1.505 eleitores em 18 municípios do Acre, de 19 a 23 de setembro de 2025. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.
No primeiro turno, Lula aparece atrás quando os confrontos incluem Jair ou Michelle Bolsonaro. Nos cenários com Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, os resultados apontam empate técnico, dentro da margem de erro de 2,6 pontos percentuais. A única situação em que o petista aparece numericamente à frente é contra Tarcísio, mas sem diferença significativa para garantir vantagem.
Além da família Bolsonaro e de Tarcísio, o levantamento incluiu outros nomes: Ciro Gomes (PDT), Ronaldo Caiado (União Brasil), Ratinho Junior (PSD), Helder Barbalho (MDB) e Renan Santos, que se apresenta como pré-candidato pelo partido Missão. A legenda, no entanto, ainda está em processo de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e precisa se formalizar até seis meses antes das eleições de 2026 para lançar candidatos.
Nos cenários simulados:
- Jair Bolsonaro lidera com 50,8%, contra 25,6% de Lula.
- Michelle Bolsonaro aparece com 42,8%, enquanto Lula soma 25,9%.
- Flávio Bolsonaro marca 31,8% contra 26,6% do presidente.
- Tarcísio de Freitas empata tecnicamente: 26,7% contra 26% de Lula.
Cenários de 2º turno
O desempenho de Lula é ainda pior quando projetado em um segundo turno. Ele perderia para todos os adversários testados:
- Jair Bolsonaro: 59,3% x 28,4%
- Michelle Bolsonaro: 58,8% x 29,2%
- Flávio Bolsonaro: 52,6% x 30,7%
- Tarcísio de Freitas: 52,8% x 30%
O pior cenário para o petista é contra Jair Bolsonaro, com uma diferença de 30,9 pontos percentuais. Avaliação do governo Lula A pesquisa também avaliou a percepção dos acreanos sobre a gestão federal. O levantamento aponta que 61,7% desaprovam o governo Lula, enquanto 34,9% aprovam.
Outros 3,5% não souberam responder. Entre os entrevistados, 47,1% classificaram a gestão como “péssima” e 7,2% como “ruim”. Já 15,5% consideraram “boa” e 10,5% “ótima”. Outros 17,8% avaliaram como “regular”.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
VEJA TAMBÉM:




