Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2026

Boulos nega que Lula o tenha proibido de disputar eleição em 2026

Guilherme Boulos
Novo ministro de Lula diz que não foi impedido de disputar eleição, mas que decidirá candidatura apenas no ano que vem. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), recém-nomeado ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, negou nesta quarta (22) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o tenha proibido de disputar as eleições de 2026 para cuidar da sua articulação com os movimentos sociais. De acordo com ele, a “perspectiva” é de permanecer no governo até o final, mas que uma eventual candidatura só será decidida no ano que vem.

Segundo o ministro, não faria sentido assumir uma função agora, em outubro, e deixá-la em poucos meses para cumprir o prazo de desincompatibilização exigido pela lei eleitoral, que obriga quem ocupa cargos no Executivo a se afastar até abril de 2026 caso deseje concorrer.

“É uma questão de habilidade eu entrar no governo agora em outubro para sair em abril, que é o prazo para desincompatibilizar para ser candidato. Que trabalho que você consegue fazer com começo, meio e fim? Não é nenhum combinado”, disse em entrevista à GloboNews.

VEJA TAMBÉM:

Apesar da negativa, Boulos confirmou que uma eventual candidatura foi tratada em conversas com o presidente, inclusive a possibilidade de disputar o Senado por São Paulo. Mesmo assim, preferiu adiar a definição.

“As definições eleitorais, elas se dão no ano que vem, quando se fechar os palanques”, pontuou citando que a missão, neste momento, é de “rodar todos os estados do país” e “discutir com o povo as prioridades”, o que indica que terá uma atuação estratégica para o governo.

A proximidade de Boulos com movimentos sociais, especialmente o MTST, reforça a leitura de que o Palácio do Planalto aposta na capacidade do novo ministro de dialogar com bases mais à esquerda e com setores populares.

VEJA TAMBÉM:

Embora tenha perdido a disputa pela prefeitura de São Paulo em 2024 para o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), Boulos segue como um dos principais nomes da esquerda no estado. Em 2022, foi o deputado federal mais votado do estado com mais de um milhão de votos, o que o mantém como potencial candidato a cargos majoritários no futuro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.