• Carregando...
Vacina contra a varíola dos macacos – monkeypox
Imagem ilustrativa.| Foto: BigStock

O primeiro lote importado da vacina Jynneos/MVA-BN contra a varíola dos macacos (monkeypox) chegou ao Brasil na terça-feira (04). A remessa é de 9,8 mil doses. O país comprou cerca de 50 mil doses por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e novos lotes serão entregues até o fim do ano. A informação foi publicada pela Agência Brasil nesta sexta-feira (7).

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses serão usadas em estudos sobre  a “efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos”. Essas pesquisas irão orientar a decisão dos gestores sobre o imunizante, informou a pasta. O ministério ressaltou que a vacina é segura e atualmente é usada contra a varíola comum.

O estudo será coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), terá o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e contará com o financiamento do Ministério da Saúde. Em breve, a pasta vai anunciar quais centros de pesquisa brasileiros farão parte da análise.

O ministério informou também que as primeiras pessoas vacinadas serão aquelas que tiveram contato prolongado com doentes diagnosticados com a varíola dos macacos e as que estão em tratamento com antirretroviral para HIV.

“O objetivo é avaliar a efetividade da vacina Jynneos/MVA-BN contra a varíola dos macacos na população brasileira, ou seja, se a vacina reduz a incidência da doença e a progressão à doença grave. A população-alvo do estudo será formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença”, afirmou o Ministério da Saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]