Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Café com a Gazeta do Povo

“Brasil se transformou em um vírus diplomático”, afirma Briguet

"Brasil se transformou em um vírus diplomático", afirma Briguet
"Brasil se transformou em um vírus diplomático", afirma Briguet (Foto: Reprodução / YouTube)

Ouça este conteúdo

Em um de seus comentários no programa Café com a Gazeta do Povo, o jornalista Paulo Briguet analisou que o "Brasil se transformou em um vírus diplomático", após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticar, no último domingo (1º), a possibilidade de o governo dos Estados Unidos impor sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Segundo o comentarista, o Brasil está infeccionando outros países e com o lugar assegurado no clube dos ditadores e párias internacionais. Briguet considera que a carreira do atual presidente é repleta de episódios de críticas aos Estados Unidos, isto é, a ideia compartilhada pelo próprio chefe do Executivo de que ele nunca atacou a justiça americana é mentira.

"Tem uma exceção, quando Barack Obama era o presidente dos Estados Unidos. Naquele momento ele teve rompantes de boa vizinhança com o democrata. Fora isso, Lula sempre atacou e falou mal, sempre um inimigo dos americanos. Ele tem a cara de pau de, na velhice, negar o óbvio. Ele está criando a maior crise diplomática da história dos dois países", enfatizou.

Briguet reforça que Lula está atacando e querendo obrigar que empresas americanas obedeçam a justiça brasileira, em um claro devaneio autoritário. "Ele quer que essas empresas obedeçam com decisões que contrariam os direitos mais básicos da liberdade de expressão. O governo Lula exige que o governo americano tenha a mesma postura de censura que existe no Brasil, essa ditadura PT-STF", disse.

Lula sai em defesa de Moraes

Lula utilizou a convenção nacional do PSB, que oficializou o prefeito de Recife, João Campos, como novo presidente da sigla para acumular mais pérolas sobre o embate de Moraes com os Estados Unidos.

“Olha a história dos Estados Unidos querendo negar alguma coisa e criticar a Justiça brasileira. Nunca critiquei a Justiça deles. Eles fazem tanta barbaridade e eu nunca critiquei. Eles fazem tanta guerra, matam tanta gente”, declarou Lula durante a convenção nacional do PSB.

A fala foi uma reação direta ao envio, pelo Departamento de Justiça dos EUA, de uma carta ao STF e ao Ministério da Justiça criticando decisões de Moraes, especificamente a ordem para que a plataforma Rumble bloqueasse o perfil do jornalista Allan dos Santos, residente nos EUA e investigado no Brasil.

“Os Estados Unidos querem processar o Alexandre de Moraes porque ele está querendo prender um cara brasileiro que está lá nos Estados Unidos fazendo coisa contra o Brasil o dia inteiro”, afirmou Lula, reforçando posição de defesa do ministro e ignorando potenciais efeitos concretos das sanções.

O Café com a Gazeta vai ao ar de segunda a sexta, das 7h às 9h30, no canal do YouTube da Gazeta do Povo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.