Base de Alcântara
Acordo Brasil-Estados Unidos permite lançamento de foguetes na Base de Alcântara, no Maranhão.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta terça-feira (12), o plenário do Senado aprovou o acordo entre o Brasil e os Estados Unidos que permite aos norte-americanos fazer o lançamento de satélites e foguetes da base de Alcântara, no Maranhão. Como o projeto de decreto legislativo já foi aprovado na Câmara, agora vai à promulgação.

O acordo assegura a proteção de tecnologias utilizadas pelos EUA e viabiliza o uso comercial do Centro Espacial de Alcântara. A estimativa do mercado é que quase 80% dos equipamentos espaciais do mundo possuem algum componente norte-americano. A negociação foi formalmente assinada entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente americano em março. Os dois países negociam há quase 20 anos um acordo de salvaguardas tecnológicas, que permite o uso comercial do local. Em 2000, o Congresso rejeitou a proposta que estava sendo costurada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) sob a justificativa que ele feria a soberania nacional.