Incêndios florestais
Incêndio na Amazônia gerou debate intenso entre críticos e defensores de Bolsonaro.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Designado para coordenar as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na prevenção e repressão de crimes ambientas na Amazônia Legal, o chefe do Estado-Maior conjunto das Forças Armadas, tenente-brigadeiro do Ar Raul Botelho, informou neste sábado (24) o envio de seis aeronaves e um helicóptero para a região. As operações, segundo ele, já contam com duas aeronaves Hércules C-130 enviadas a Porto Velho, com capacidade de 12 mil litros de água, e uma hora e meia de atuação. E também a 17ª brigada de infantaria já está atuando no local.

Neste sábado, adicionalmente, estão sendo deslocados quatro aeronaves Air Tractor do ICMBio, de Formosa a Porto Velho, para emprego no lançamento de água, bem como um helicóptero do Ibama de Cuiabá a Porto Velho. Além disso, foram enviados 30 bombeiros da Força Aérea Brasileira (FAB). "Estamos fazendo uma ação concentrada para atender a uma grande demanda sobre as queimadas", disse o chefe do Estado-Maior conjunto das Forças Armadas.