A famosa foto do astronauta norte-americano Buzz Aldrin ao lado da bandeira dos EUA, na primeira vez em que o homem pisou na Lua. | Neil A. Armstrong/Divulgação / NASA
A famosa foto do astronauta norte-americano Buzz Aldrin ao lado da bandeira dos EUA, na primeira vez em que o homem pisou na Lua.| Foto:

A Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou a carta de intenção para colaborar com o Programa Artemis, que pretende levar a primeira mulher à Lua e avançar nas pesquisas para colonização de Marte. O programa é desenvolvido pela Nasa em parceira com diversas agências espaciais. O Brasil é o 10.º país a entrar para o acordo de colaboração.

De acordo com o presidente da AEB, Carlos Moura, a ideia é que o país participe na parte de produção e desenvolvimento de pequenos equipamentos robóticos. Com a participação brasileira, pretende-se estimular não só as pesquisas nacionais, mas também o desenvolvimento de outros setores como a agricultura e o turismo.

Nunca uma astronauta mulher esteve na Lua. A primeira vez que um homem pisou no satélite da Terra foi em julho de 1969. As viagens lunares tripuladas terminaram na década de 1970 e somente homens pisaram na Lua. Agora, vários países, dentre eles os EUA, voltam a ter projetos para voltar à Lua.