O presidente do Senado, Davi Alcolumbre
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), marcou para quinta-feira (5) a votação do PL 3.819/2020, que restaura a obrigatoriedade da prévia licitação do serviço público de transporte coletivo interestadual e internacional de passageiros. Com isso, ele conseguiu destravar a sessão plenária, que votará ainda nesta noite desta terça-feira (3) autonomia formal do Banco Central, uma das bandeiras do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

O projeto sobre transporte coletivo gerou discórdia, porque o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, pediu ajuda a parlamentares para barrar a votação. Nove requerimentos de retirada de pauta foram apresentados. Alcolumbre afirmou que o acordo firmado há quase duas semanas com os líderes era votar o projeto hoje. O líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), disse que o ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Ramos, autorizou a votação, em troca da aprovação da autonomia do BC.

Diante do impasse, o autor do projeto, senador Marcos Rogério (DEM-RO), pediu para que a votação fosse adiada para quinta-feira (5), para que houvesse mais tempo de diálogo com o governo e os parlamentares. O pedido foi atendido por Davi Alcolumbre. Com isso, os senadores vão analisar na sessão desta terça o PL 3.877/2020, que autoriza o acolhimento de depósitos voluntários de instituições financeiras pelo Banco Central, e o PLP 19/2019, que dá autonomia formal à instituição.