A Anvisa concluiu que morte de adolescente de 16 anos de SP não teve relação com a aplicação da vacina da Pfizer.
A Anvisa concluiu que morte de adolescente de 16 anos de SP não teve relação com a aplicação da vacina da Pfizer.| Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu nesta segunda-feira (20) que a morte de uma adolescente de 16 anos não teve relação com a vacina da Pfizer. Na sexta-feira (17), a Secretaria da Saúde de São Paulo informou que a causa provável do óbito foi uma doença autoimune. Hoje, representantes de farmacovigilância da agência analisaram os dados apresentados pela secretaria e concluíram pela "ausência de relação causal entre a administração da vacina e o evento adverso investigado".

Exames complementares mostraram que a adolescente sofria de Púrpura Trombótica Trombocitopênica (PPT), doença autoimune considerada rara e grave. “Os dados apresentados durante a reunião foram considerados consistentes e bem documentados, indicando a ausência de relação causal entre a administração da vacina e o evento adverso investigado”, disse a Anvisa, em nota.

A Anvisa informou que irá notificar o caso à Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliação quanto a qualquer possível sinal de segurança. O Ministério da Saúde continua a recomendar apenas a vacinação de adolescentes que tenham comorbidade.