MPF dá três dias para Ministério da Economia informar medidas para direcionar oxigênio à Saúde
A Anvisa determinou que medicamentos do chamado “kit intubação” só poderão ser exportados depois de “autorização prévia” da agência.| Foto: AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que medicamentos do chamado "kit intubação" só poderão ser exportados depois de "autorização prévia" concedida pela diretoria colegiada da agência. A exigência é temporária e "cessará automaticamente" a partir do reconhecimento pelo Ministério da Saúde de que não mais se configura no País a situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19.

Esses medicamentos são usados para intubar pacientes de Covid-19 em estado grave. Vários estados do Brasil relatam escassez dos produtos e vêm pedindo ajuda federal para repor os estoques e garantir os atendimentos. A resolução da Anvisa está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (31). A obrigatoriedade do aval da Anvisa já alcançava oxigênio medicinal e vacinas contra Covid-19 desde o início de março.