A MP 1.003/2020 foi aprovada pelo Senado no início do mês e já passou pela Câmara.
A MP 1.003/2020 foi aprovada pelo Senado no início do mês e já passou pela Câmara.| Foto: Luiz Costa / SMS

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, pediu ao presidente Jair Bolsonaro que vete trecho da Medida Provisória que prevê um prazo de cinco dias para aprovação de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19. Barra Torres e Bolsonaro se reuniram nesta quarta-feira (10).

Em entrevista coletiva, após a reunião com o presidente, Barra Torres afirmou que o prazo de cinco dias para a provação “é irreal”. “O senhor presidente reiterou mais uma vez aquilo que vem dizendo sempre à imprensa, que o Ministério da Saúde, portanto o governo, só vai adquirir e incorporar no programa de imunizações vacinas analisadas e chanceladas pela Anvisa. Eu entendo essa colocação do presidente como uma sinalização muito positiva em direção a um possível veto”, declarou o diretor.

A MP 1.003/2020 foi aprovada pelo Senado no início do mês e já passou pela Câmara. Mas ainda precisa de sanção presidencial para entrar em vigor. O prazo previsto na medida é apenas para autorização, não para análise pela Anvisa, caso a vacina já tiver sido aprovada por uma de outras nove agências regulatórias.