Anvisa endurece regras para uso de máscaras em aeroportos.
Anvisa endurece regras para uso de máscaras em aeroportos.| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

A Agência Nacional de  Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou regras para uso de máscaras em aeroportos do país e dentro de aviões, nesta quinta-feira (11). Segundo o jornal O Globo, passageiros não poderão usar máscaras com válvula de expiração ou modelos de acrílico. Além disso, bandanas, lenços e o uso apenas face shield estão proibidos. A regulamentação pretende impedir o uso de máscaras que deixem áreas livres para entrada e saída de gotículas. As regras começam a valer a partir de 25 de março.

A Anvisa permite a utilização de máscaras de tecido, artesanais ou industriais, com mais de uma camada de proteção. Quando estiverem dentro do avião, os passageiros podem retirar a máscara apenas para tomar água, e também crianças, idosos, e pessoas com algum tipo de doença que precise de alimentação específica, para comer.

A agência reguladora ressaltou que "pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado da proteção e crianças com menos de três anos de idade não serão obrigadas a usar a proteção facial". A nova regra foi instaurada devido ao avanço das novas variantes do coronavírus.