Anvisa negou o uso da Coronavac em crianças e adolescentes.
Anvisa negou o uso da Coronavac em crianças e adolescentes.| Foto: Gilson Abreu/AEN

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou nesta quarta-feira (18) a aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes, de 3 a 17 anos. O pedido apresentado pelo Instituto Butantan foi analisado pela diretoria colegiada da agência. A informação foi divulgada pelo portal G1.

Os técnicos pontuaram que ainda faltam dados sobre a eficácia, a duração da proteção da vacina e dados específicos sobre a proteção para crianças com comorbidades ou imunossuprimidas. Até o momento, a vacina da Pfizer é a única aprovada para maiores de 12 anos no Brasil. Atualmente, a Coronavac vem sendo aplicada em crianças a partir de 3 anos na China.

Os diretores decidiram manter a autorização de uso emergencial da vacina para adultos, determinada no dia 17 de janeiro, mas cobraram o envio de dados recentes sobre o imunizante. A diretora Meiruze Freitas, relatora do processo, recomendou ao Ministério da Saúde a aplicação de uma dose de reforço em caráter experimental para quem recebeu duas doses de Coronavac, “especialmente imunossuprimidos, idosos e em especial os idosos acima de 80 anos".