O objetivo é evitar que brasileiros que estejam no exterior sejam prejudicados por não conseguiram baixar documentos que comprovem a vacinação contra a Covid-19.
O objetivo é evitar que brasileiros que estejam no exterior sejam prejudicados por não conseguiram baixar documentos que comprovem a vacinação contra a Covid-19.| Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

O governo federal vai adiar por uma semana a exigência do comprovante de vacinação para viajantes ingressarem no Brasil. As novas regras sanitárias entrariam em vigor neste sábado (11). A prorrogação foi causada pelo ataque hacker aos sites, aplicativos e sistemas do Ministério da Saúde na madrugada desta sexta-feira (10).

Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde (MS), Rodrigo Cruz, uma portaria deve ser publicada ainda hoje no Diário Oficial. "O time do DataSUS está avaliando o restabelecimento da base de dados, mas a gente ainda não tem um prazo. Por precaução, vamos publicar uma portaria hoje postergando por sete dias o início da vigência das regras que iniciariam amanhã", disse Cruz.

De acordo com ele, o objetivo é evitar que brasileiros que estejam no exterior sejam prejudicados por não conseguiram baixar documentos que comprovem a vacinação contra a Covid-19. Ele acrescentou que o ministério e o serviço de nuvem (armazenamento de dados) têm política de backups (cópias de segurança).

A página do Ministério da Saúde já voltou a funcionar, mas ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra covid-19 fornecidos pelo ConecteSUS. O e-SUS Notifica, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de covid-19 também foi prejudicado. Outro sistema afetado foi do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).