Supremo
Ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral deve ser transferido do Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar, em Niterói, para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na cidade do Rio de Janeiro, depois de irregularidades terem sido encontradas na cela dele durante uma inspeção realizada na semana passada pela Vara de Execuções Penais. A denúncia foi veiculada pelo Fantástico, da Globo, no último domingo  (1.º). Toalhas bordadas e celular estão entre os itens encontrados na cela.

No momento da fiscalização, Cabral estava em uma área externa da unidade prisional da PM junto com o outro preso, o tenente-coronel Claudio Luiz de Oliveira, que cumpre pena de 36 anos pela morte da juíza Patrícia Acioli. Na mesa que os dois estavam, os agentes da fiscalização encontraram um caderno com registros de pagamento. Um deles foi uma refeição árabe no valor de R$ 1.508, segundo informações do Fantástico.

Na mesma ala, em que também ficam outros oficiais da PM do RJ presos, foram encontrados mais celulares, cigarros de maconha e cigarros eletrônicos. Outros detentos também devem ser transferidos para Bangu.

Cabral já foi condenado em 22 processos na Operação Lava Jato por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas somadas chegam a 407 anos. As defesas de Cabral e Oliveira negam que os itens apreendidos pela Vara de Execuções Penais pertençam a eles.