Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Força-tarefa

Aras defende mudanças na Lava Jato e diz que procuradores “não são estrelas”

Procurador-geral da República, Augusto Aras.
"Procuradores são iguais, admitidos por concurso público e todos devem ter, presumivelmente, as mesmas capacidades de combater a corrupção.” disse Aras. (Foto: Evaristo Sá/AFP)

Ouça este conteúdo

No mesmo dia em que a força-tarefa da Lava Jato foi oficialmente encerrada, o procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu as mudanças estruturais dentro do Ministério Público e afirmou que os “procuradores não são estrelas.” As declarações foram feitas após a sessão de abertura do ano legislativo no Congresso e reproduzidas pelo jornal o Globo.

“A verdade é que os Gaecos institucionalizam as atividades das forças-tarefas, que não tinham nenhuma institucionalidade. As forças-tarefas continuam no modelo institucional de Lava-Jato, onde os membros são os mesmos, com garantias, inclusive, de mandato de biênio, onde existem projetos de início, meio e fim.”, afirmou. “Mudaram-se alguns nomes, continuam alguns poucos nomes do passado, mas os procuradores não são estrelas. Procuradores são iguais, admitidos por concurso público e todos devem ter, presumivelmente, as mesmas capacidades de combater a corrupção.”, concluiu.

Aras afirmou ainda que as mudanças foram feitas de forma consensual e que não poderia haver reação por parte dos integrantes da força-tarefa, uma vez que agora a PGR está dando ainda mais apoio e segurança aos trabalhos. Apesar das declarações do procurador-geral da República, o ex-coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, se manifestou pelas redes sociais, afirmando que a mudança era preocupante. “O fim da força-tarefa de procuradores na Lava Jato, incorporada no recentemente criado GAECO do Ministério Público Federal no Paraná, causa preocupações.”, declarou em mensagem publicada no Twitter.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.