O procurador-geral da República, Augusto Aras.
O procurador-geral da República, Augusto Aras.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O procurador-geral da República, Augusto Aras, recebeu nesta sexta-feira (18) a relação de provas individualizadas da CPI da Covid contra indiciados no relatório final da comissão. O documento foi encaminhado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), que foi relator da CPI. Na quinta-feira (17), os parlamentares enviaram documentos semelhantes à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber.

A cúpula da comissão acusa o procurador-geral de não dar continuidade às investigações apresentadas no relatório final. Na terça-feira (15), Aras chegou a dizer que os senadores que integraram a CPI da Covid ainda não tinham encaminhado provas de qualquer irregularidade cometida por autoridades durante pandemia. "Recebemos um HD com 10 terabytes de informações desconexas e desorganizadas", afirmou o PGR em entrevista à CNN Brasil.

Em nota, a Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou nesta sexta que a entrega dos documentos "confirma que o material inicialmente enviado à PGR não atendia aos requisitos legais o que, além de embaraçar o trabalho do Ministério Público Federal, poderia prejudicar o exercício da ampla defesa e do contraditório".

A PGR disse ainda no comunicado que "desde o fim do ano passado, logo após a entrega do relatório da CPI, tem adotado providências para garantir o adequado acesso ao material, a manutenção da cadeia de custódia das provas e a supervisão do STF em todo o processo".