O presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente da República, Jair Bolsonaro.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Isac Nóbrega/PR.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não deve vetar a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao partido. Apesar de ter resistido a possibilidade, Lira já teria falado a pessoas próximas que não irá barrar a entrada do presidente no PP. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

Em conversa com aliados, o deputado disse que cerca de 90% do partido quer o chefe do executivo no partido e, por isso, ele não será contra. Bolsonaro teria pedido para escolher os candidatos que disputarão uma vaga no Senado pela sigla em 2022 para se filiar.

O presidente do PP e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, se comprometeu com a condição apresentada pelo mandatário. Lira resistia a ter Bolsonaro no partido por temer prejuízo na tentativa de se reeleger como presidente da Câmara em 2023. O PP espera aumentar o número de eleitos na Câmara, no Senado e como governadores com a chegada de Bolsonaro.

Os setores do PP mais resistentes a Bolsonaro estão na Bahia, Paraíba e Pernambuco. Eles consideram que o presidente da República tem menos chance de ser reeleito, pois está mal nas pesquisas de intenção de voto. Por isso, preferem se aliar nos estados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).