A crise criou um mercado paralelo de cilindros de oxigênio, fazendo com que empresas cheguem a esconder os produtos para se aproveitar a hiperinflação causada pela escassez.
A crise criou um mercado paralelo de cilindros de oxigênio, fazendo com que empresas cheguem a esconder os produtos para se aproveitar a hiperinflação causada pela escassez.| Foto: Michael DANTAS / AFP

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta terça-feira (27) que o aumento no número de casos da Covid-19 em Manaus foi rápido e desconhecido. Pazuello está na capital do Amazonas para acompanhar a situação da crise na saúde pública no estado e participou da reabertura de um hospital para ampliar a capacidade de atendimento de pacientes com Covid-19.

"Nós tivemos um salto na contaminação logo no começo de janeiro, triplicando o número de contaminados. Isso foi uma situação completamente desconhecida pra todo mundo, foi muito rápido", disse. Ainda segundo Pazuello, o fornecimento de oxigênio hospitalar está "equalizado" no estado, o que permite a abertura de novos leitos.

Em outro ponto, o ministro afirmou que o objetivo é remover mais pacientes para outros estados para hospitais do SUS. "Nosso objetivo é chegar a entorno de 1.500 pessoas removidas. É o objetivo, já estamos em 300. Isso para que possamos equilibrar a quantidade de demanda e oferta por leitos em Manaus", apontou.