Rodrigo Pacheco
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, também desistiu de viagem à China| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Os problemas de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que resultaram no adiamento da viagem à China, também fizeram que outras autoridades desistissem da missão. É o caso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; do das Comunicações, Juscelino Filho e dos senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jacques Wagner (PT-BA).

Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Governo, a programação empresarial deve ser mantida. Cerca de cem empresários participariam de reuniões bilaterais. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também deve permanecer por lá, devido a questões relacionadas a liberação de exportações de carne bovina.

A Frente Parlamentar Brasil/China lamentou o adiamento da viagem e reconhece o esforço do governo federal para as relações sino-brasileiras. A entidade, formada por mais de 300 deputados e senadores, espera a retomada da missão presidencial em breve.