Jair Bolsonaro
Avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro atingiu seu pior patamar desde a posse.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (8) mostra que a avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro permanece em alta, tendência que é registrada nas últimas 11 rodadas do levantamento. Desde outubro, quando atingiu seu menor patamar recente, o grupo dos que consideram o governo ruim ou péssimo passou de 31% para 52%. É a maior taxa de desaprovação desde a posse de Bolsonaro, em janeiro de 2019. No mesmo período, os que avaliam o governo como bom ou ótimo saíram de 39% para 25%.

Sobre um pedido de impeachment do presidente Bolsonaro, a população se divide: 49% dizem ser favoráveis e 45% são contrários. Há cinco meses, os favoráveis eram 46% e os contrários, 47%. A pesquisa fez também uma nova rodada sobre as eleições de 2022 e mostra o ex-presidente Lula (PT) liderando as intenções de voto. Segundo a XP/Ipespe, foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, nos dias 5, 6 e 7 de julho. O instituto afirma que a margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais.