Chuvas na Bahia
Moradores tentam resgatar pertences de casas destruídas pela inundação causada pela chuva na cidade de Itambé (BA)| Foto: Felipe Iruatã/EFE

Informações atualizadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia apontam que mais de 471 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas que atingem as áreas sul e sudoeste do estado desde novembro e que devem perdurar pelo próximos dias. Os registros são de 358 feridos e 20 mortes. Há ainda 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados. O número total de municípios atingidos vem crescendo e hoje é de 116, dos quais cem decretaram situação de emergência.

Segundo a Defesa Civil, a Bahia não via esse volume de chuvas há 62 anos. Como medida de segurança, o fornecimento de energia foi interrompido em cidades afetadas pela água, com o registro de enchentes e deslizamentos.

Neste domingo (26), o Ministério da Cidadania repassou R$ 20 milhões às cidades afetadas. Há promessa também do envio de mantimentos e doações da sociedade civil e do programa Pátria Voluntária. Em passagem por Ilhéus, o ministro João Roma relacionou ainda o envio de 90 médicos e a convocação de Exército, Marinha e Aeronáutica para atuar no auxílio de logística e resgate da população.