Pesquisa realizada com brasileiros apontou que 61% dos usuários do WhatsApp gostariam realizar pagamentos e transferências de dinheiro pelo aplicativo.
Pesquisa realizada com brasileiros apontou que 61% dos usuários do WhatsApp gostariam realizar pagamentos e transferências de dinheiro pelo aplicativo.| Foto: Divulgação

O Banco Central (BC) suspendeu os serviços de pagamentos e transferências pelo WhatsApp, anunciado pelo aplicativo na semana passada. O Brasil seria o primeiro país a receber a novidade. Em comunicado divulgado na noite desta terça-feira (23), a autoridade monetária determinou a Visa e Mastercard que suspendam o início das atividades ou cessem imediatamente a utilização do aplicativo WhatsApp para pagamentos e transferências. O descumprimento da determinação acarretará em pagamento de multa e processo administrativo. O objetivo, diz o BC, é "preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato". O Banco Central afirmou que vai avaliar eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). "O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do Regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados."