Jair Bolsonaro em inauguração dos Reservatórios do Córrego Ipiranga
Bolsonaro disse que embaixada do Brasil irá apresentar procedimentos para obtenção do visto| Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (28) que o Brasil concederá vistos humanitários para ucranianos que deixarem o país para fugir da guerra iniciada pela Rússia.

"Vamos abrir a possibilidade de ucranianos virem ao Brasil através do visto humanitário, que é a maneira mais fácil de vir para cá. Não vamos ter problema nenhum. Estamos dispostos a receber ucranianos. Faremos todo o possível para receber", afirmou, em entrevista para a rádio Jovem Pan.

Segundo o presidente, os interessados devem procurar a embaixada do Brasil na Ucrânia, que fará uma apresentação dos procedimentos. Caberá a eles conseguirem um meio de deixar a Ucrânia, que está com o espaço aéreo fechado.

Neste domingo (27), Bolsonaro disse que o Brasil manterá posição de neutralidade na guerra e considerou um exagero falar em massacre na Ucrânia. Na ONU, o Brasil posicionou-se pela condenação da Rússia, mas fez um apelo nesta segunda pela revisão das sanções econômicas aplicadas ao país.

Mais cedo, o encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, disse que pediu ao Itamaraty ajuda humanitária, apresentando uma lista de itens essenciais que poderiam ser doados, como alimentos e remédios.