Bolsonaro Nordeste
Bolsonaro participou de jegueata ao lado de ministros de Estado e apoiadores na cidade de Jardim de Piranhas| Foto: Alan Santos/PR

Em agenda para marcar a chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro participou de cerimônias públicas, participou de uma motociata e até desfilou em um cortejo de jegues e cavalos. O dia começou com um passeio de moto na cidade de Caicó, acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Em seguida, a comitiva presidencial rumou para a cidade de Jurucutu, onde Bolsonaro visitou as obras da Barragem de Oiticica, que está em fase final de construção. A estrutura vai garantir o abastecimento de 330 mil pessoas em oito cidades do Rio Grande do Norte. Desde 2019, foram disponibilizados cerca de R$ 300 milhões para a realização da obra, segundo o governo. A obra da barragem foi iniciada há 70 anos e estava paralisada.

Bolsonaro partiu então para a cidade de Jardim de Piranhas, onde participou de uma cavalgada ao lado de ministros de Estado e apoiadores. No município, ainda, o presidente comandou a solenidade da chegada simbólica das águas do Velho Chico ao Rio Grande do Norte. “Esta transposição foi prometida para 2012 e parou. Quando assumimos, em 2019, falei com o Rogério Marinho e meus ministros: ‘vamos concluir obras’. E esta obra é a principal, porque água é vida. Missão dada é missão cumprida. É a conclusão do Eixo Norte. Nós vamos fazer com que, brevemente, se conclua totalmente a transposição do São Francisco. Tudo faremos para que a água, esse bem indispensável, chegue ao lar de cada um de vocês”, afirmou Bolsonaro a uma multidão que acompanhou o evento, encerrando o giro de dois dias pelo Nordeste.