Em seu discurso, Bolsonaro afirmou ter certeza de que o processo eleitoral brasileiro ocorrerá com tranqüilidade e chegou a cumprimentar o ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.
Em seu discurso, Bolsonaro afirmou ter certeza de que o processo eleitoral brasileiro ocorrerá com tranqüilidade e chegou a cumprimentar o ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (19) ter a certeza de que as eleições deste ano seguirão seu “ritmo normal”, mas declarou que o processo eleitoral brasileiro não pode acontecer “sob o manto da suspeição”. Bolsonaro participou do Dia do Exército, cerimônia em homenagem aos 374 anos do exército brasileiro. Também estiveram presentes no evento o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Bolsonaro abriu o discurso destacando sua preocupação com o cumprimento da Constituição e citou a necessidade de transparência no processo eleitoral brasileiro. “Tenho dito que a nossa preocupação é com o cumprimento da Constituição. É com o bem estar de todos. É com a paz e a harmonia. E todos sabem, prezado deputado Arthur Lira, prezado senador Rodrigo Pacheco, que a alma da democracia repousa na tranquilidade e na transparência do sistema eleitoral. Sistema esse que deve ser, cada vez mais, zelado por todos nós. E quem dá o norte para nós são as urnas, que ali fazem surgir não só o presidente da República, bem como a composição do nosso parlamento brasileiro. Não podemos, jamais, ter uma eleição no Brasil que sobre ela paire o manto da suspeição”, declarou o presidente.

Na sequência, Bolsonaro afirmou ter certeza de que o processo eleitoral brasileiro ocorrerá com tranqüilidade e chegou a cumprimentar o ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. “E esse compromisso é de todos nós, presidentes dos Poderes, comandantes de Forças, aqui obviamente direcionado ao trabalho do senhor ministro da Defesa. Todos nós somos importantes. Todos nós somos agentes desse processo. E eu tenho certeza que as eleições do corrente ano seguirão o seu ritmo normal, até porque eu quero cumprimentar aqui o ministro Luís Barroso, que enquanto presidente do Tribunal Superior Eleitoral, convidou as Forças Armadas, repito, convidou as Forças Armadas a participar de todo o processo eleitoral”, disse o presidente.

No encerramento, Bolsonaro citou novamente o Exército, afirmando que fará tudo para garantir que “todos joguem dentro das quatro linhas” de Constituição. “O que o povo quer é paz, é tranqüilidade, é trabalho. É poder viver em harmonia e trabalhar para que seu país, de verdade, seja uma grande nação. O papel das Forças Armadas e do Exército todos conhecem. Não só nos momentos difíceis no tocante à esfera política, bem como em outros momentos também, elas sempre estiveram presentes (...) Nós todos, um dia, militares, juramos dar a vida pela nossa Pátria se preciso for. E todos nós, povo brasileiro, faremos mais do que isso para garantir a nossa liberdade e para garantir que todos, sem exceção, joguem dentro das quatro linhas da nossa Constituição”, afirmou Bolsonaro.